Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 1 de março de 2005

Zephyrino Laverene Machado Filho

Esta história contém:

Zephyrino Laverene Machado Filho

IDENTIFICAÇÃO Zephyrino Lavenere Machado Filho. Eu nasci em Maceió, Alagoas em três de junho de 1936. FAMÍLIA Meu pai se chamava Zephyrino Lavenere Machado, era advogado. Minha mãe, Maria Luiza Lavenere Machado e era professora. Tenho seis irmãos. Nós somos quatro homens e três mulheres. Eu tenho três irmãos homens e três irmãs mulheres. Eu sou o mais velho. Lavenere é uma família francesa que imigrou para o Brasil em meados do século XIX. Estabeleceu-se no nordeste, em Pernambuco e em Maceió, lá em Alagoas. INFÂNCIA Eu tive uma infância normal, entre 1940 e 1950, em Maceió. Passei toda a minha infância em Maceió. Tínhamos uma vida muito interessante, uma vida diferente do que é hoje em dia, né? Hoje, o pessoal fica muito mais tempo em casa, vendo televisão. Nós brincávamos na rua, fazendo todas aquelas brincadeiras de rua. Jogávamos bola de gude. Jogávamos pião, empinávamos papagaio, coisas desse tipo. Era uma turma grande, de irmãos e amigos. Nós brincávamos juntos. Tinha muitos amigos também da vizinhança que brincavam conosco. Maceió era uma cidade muito calma. Todo fim de ano, nós íamos passar dois, três meses na praia. Nesse tempo em Maceió, a praia ficava meio longe, nós tínhamos que pegar uma condução para ir até lá. Hoje em dia, a cidade chegou até a praia. Mas naquela época, era distante. Era a praia de Pajuçara, que é uma das melhores de Maceió. Nós íamos sempre passar uns três meses no final do ano. E era uma época muito agradável, porque reunia a família toda, os primos – também tenho muitos primos. A família era grande. E era um período muito agradável de muita brincadeira. Esse período que passávamos na praia era as nossas férias de colégio. EDUCAÇÃO Estudei num colégio católico, Colégio Diocesano Marista, de irmãos maristas. Era um colégio muito bom, muito forte, difícil de cursar. Era um dos melhores colégios, dos padres...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Zephyrino Laverene Machado Filho
Data: 1 de março de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.