Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Paulo Silveira
Por: Museu da Pessoa, 26 de março de 2007

"Autonomia de decisão."

Esta história contém:

"Autonomia de decisão."

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu sou José Paulo Silveira, nasci em Bento de Abreu, no Estado de São Paulo, no dia três de janeiro de 1942. Eu sou engenheiro industrial metalúrgico e me formei em Volta Redonda, em 1964, na Universidade Federal Fluminense. INGRESSO NA PETROBRAS Ao sair da escola de engenharia, trabalhei dois anos em uma empresa privada, no interior de São Paulo. Depois fiz concurso para a Petrobras, aqui no Rio de Janeiro, para a área de manutenção de equipamento. A minha primeira missão foi na inspeção de equipamentos da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu fiquei oito anos em Cubatão, inicialmente trabalhando como engenheiro de inspeção. Depois eu passei um período no controle da qualidade das obras de ampliação da refinaria, num projeto importante da história da Petrobras: o projeto dos mil dias de ampliação do seu sistema de refino. Após essa missão, eu estive na França por quase um ano fazendo um curso de especialização, patrocinado pela Petrobras. Eu fiquei em Paris cerca de 10 meses, num curso de especialização em tecnologia da soldagem. Retornei ao Brasil em 1975. Nesse período, estava sendo implantado o Serviço de Engenharia Geral, Segen, que seria o órgão – como é até hoje – responsável pela implantação dos grandes projetos, das grandes obras da Petrobras. PROJETO DOS MIL DIAS Para fazer uma pequena contextualização: essas obras prioritárias de ampliação da Petrobras foram decididas na iminência da primeira crise do petróleo. Elas tinham por objetivo aumentar muito rapidamente a capacidade de refino da Petrobras, de forma que ela não dependesse de importação, importação massiva. Era uma medida de preparação para a nova realidade da indústria de petróleo com preços mais elevados. Então foi muito importante e fundamental, foi um conjunto de obras como: a construção da Refinaria de Paulínia, a ampliação da Refinaria de Duque de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Carlos Sant' Anna
Vídeo Texto

Carlos Sant' Anna

Carlos Sant' Anna
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.