Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 28 de fevereiro de 2005

Lincoln Rumenos Guardado

Esta história contém:

Lincoln Rumenos Guardado

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Lincoln Rumenos Guardado. Nasci em São Paulo, no dia primeiro de dezembro de 1947. FAMÍLIA O nome do meu pai é Nelson Guardado e o da minha mãe é Clarisse Rumenos Guardado. Tenho só uma irmã. Seu nome é Cássia Maria. Hoje, ela vive em São Paulo. Meus avós paternos eram Yolanda Bottene Guardado e Antônio Guardado. Margarida Rumenos e Romão Rumenos eram meus avós por parte de mãe. Meu avô por parte de pai era dono de três táxis em São Paulo. Minha avó era costureira, tinha origem italiana. Meu avô era de origem portuguesa. Meu outro avô era imigrante, vendia e arrematava tecidos no Porto de Santos, no início dos anos de 1900. Minha avó era italiana da cidade de Lucca, era professora. Meu avô materno era libanês, daí essa facilidade para ser vendedor. Minha mãe aposentou-se como professora. Foi professora primária em vários colégios de São Paulo, sobretudo no Butantã, em Cidade de Deus, perto de Osasco. Em 1979, papai faleceu e ela foi fazer Faculdade de Educação. Depois, se aposentou. Fez a faculdade por diletantismo e como uma forma de se ocupar mais. Papai trabalhou muito tempo na CMTC [Companhia Municipal de Transportes Coletivos], um órgão municipal de São Paulo. Quando se aposentou, se tornou vendedor. Não tiveram nenhuma atividade universitária. INFÂNCIA Nasci na Maternidade de São Paulo, uma maternidade muito famosa, situada perto da Avenida Paulista. Quando pequeno, morei na Rua Fradique Coutinho. Sempre fui uma pessoa que, desde pequeno, teve contato com a vida urbana. Mesmo na década de 50, São Paulo já era uma metrópole. E sempre morei em partes muito urbanas. Depois, nos mudamos para o Alto de Pinheiros, que é uma região muito boa em São Paulo. Isso em 1954, 1955, 1956. Tinha sete, oito anos. Era uma zona muito distante, remota sob alguns aspectos, com algumas áreas com ruas de terra. Brincava num local chamado Butantã que, depois viria a se tornar uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Lincoln Rumenos Guardado
Data: 28 de fevereiro de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.