Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 10 de janeiro de 2005

Jorge Carlos Della Favera

Esta história contém:

Jorge Carlos Della Favera

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu sou Jorge Carlos Della Favera, nasci em Ijuí a sete de agosto de 1940. FAMÍLIA O meu pai era Francisco Della Favera e minha mãe Luiza Della Favera. Meu pai era funcionário público e minha mãe era de prendas domésticas, uma atividade que existia antigamente. E eu tenho uma irmã. Meus avós paternos são Miguel Della Favera, o nome da avó já esqueci. O nome dos avós maternos esqueci também. Eram todos italianos. A origem do nome da família é Italiana. Meus avós eram imigrantes. Os meus avós paternos trabalhavam com hotelaria, os maternos eu não tenho certeza o que faziam. EDUCAÇÃO Nossa família era uma família pobre. Nós tivemos muitas dificuldades ao longo da vida. Sempre gostei de estudar. Fui me dando bem na escola. Quando eu tinha 15 anos, fui morar em Porto Alegre para continuar os estudos. Estava fazendo o curso fundamental, que naquela época se chamava científico, e, para isso, tive que trabalhar também. Eu comecei a trabalhar com 15 anos. CIDADE DE IJUÍ Ijuí era uma cidade pequena, naquela época. Hoje parece que é um grande centro, nunca mais voltei lá. É uma região de agricultura, tinha colonização italiana, alemã, polonesa e outras nacionalidades. Até sueco tinha lá. Quando as crianças brincavam, falava-se, principalmente palavrões, em várias línguas. Todo mundo sabia. BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA As brincadeiras eram normais. Eu comecei a ir ao cinema aos seis anos de idade. Nunca mais deixei de ir. A cidade de Ijuí já tinha um cinema naquela época. A gente tinha um espaço enorme para brincadeiras. Tinha time de futebol, jogava futebol, corria, e tudo que via no cinema a gente fazia igual. Tem uns ferimentos marcados até hoje no meu corpo, produzidos por acidentes daquela época, porque a gente procurava imitar o que via nos seriados do cinema. Tinha um seriado mexicano chamado “Caravelas do Terror”, que passava em 1947....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.