Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edna

Edna Maria dos Santos

Esta história contém:

Edna Maria dos Santos

Vídeo

Confesso que vivi e senti” a história: a trajetória de Edna Maria Santos, uma historiadora militanteEdna Maria Santos nasceu em 20 de março de 1946, no Rio de Janeiro. Filha do casal Cora e Cláudio, cresceu na Tijuca, ao lado de suas irmãs Maria Helena e Maria Cristina, na casa de sua avó Julia, sua verdadeira fonte de inspiração para a vida. As lembranças de sua infância são carregadas de emoção e de afetos; apontam para caminhos e locais que hoje estão modificados com o crescimento da cidade e do bairro onde morou. Narrou o silêncio, a paisagem urbana do alto do morro do Salgueiro, os passeios de bicicleta com suas irmãs e o pai, as brincadeiras de crianças, e sua paixão pelas bolinhas de gude.

Do convívio familiar, Edna carrega importantes recordações de sua tia Olga e de seu tio Vasconcelos, que lhes possibilitaram o encontro com uma história viva. Ao lado deles, percorreu Estados e municípios; conheceu um Brasil profundo, interiorizado; um nordeste que ambientou romances literários; locais que remontam ao período colonial; tecnologias como os engenhos-de-açúcar e utensílios para extração da cana e outros que possibilitaram um encontro com a história do cotidiano. Gostava de ouvir narrativas do passado, partilhar vivências, conviver com pessoas. Sentia nessas andanças, o coração pulsar, a chama da paixão e acender seu amor pela história.

Filha da escola pública, aluna do Colégio Pedro II, onde estudou até o ginásio. Quando o desejo de se tornar professora falou mais alto, decidiu ingressar como normalista no Instituto de Educação. Os ensinamentos transmitidos lá foram essenciais para a sua trajetória, alimentando outras paixões para além do magistério, como os livros e a música. Pertenceu a uma geração de jovens idealistas, que sonhava com a justiça social e a igualdade. Reuniam na Tijuca onde debatiam temas em voga naquele momento, como também produziam cultura. Eram todos universitários e, por isso,...

Continuar leitura
Palavras-chave: ensino de história

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Marlene Rosa Cainelli
Vídeo Texto

Marlene Cainelli

Marlene Rosa Cainelli
Luís Fernando Cerri
Vídeo Texto

Luís Fernando Cerri

Luís Fernando Cerri
Joana Neves
Vídeo Texto

Joana Neves

Joana Neves
Marcos Antônio Silva
Vídeo Texto

Professor Marcos Antônio Silva

Marcos Antônio Silva
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.