Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Silma do Carmo Nunes

Esta história contém:

Silma do Carmo Nunes

Vídeo

Tecendo saberes: a trajetória da professora Silma do Carmo NunesMineira, de Santa Juliana, uma cidadezinha que segundo ela “é pequena, mas está no mapa”, a professora Silma do Carmo Nunes narrou sua trajetória pessoal e profissional em dois encontros carregados de emoções e lembranças. De marcada atuação política desde os anos 1980, na luta pela valorização docente e por políticas públicas para a educação, reconheceu o período pós-pandemia, quando foram realizadas as entrevistas, como o momento mais difícil que já vivenciara no cenário educacional do país.

Como tantas outras crianças da zona rural, teve que concluir seus estudos fora da sua cidade natal, indo morar com a família do avô materno, em Uberaba. O falecimento do pai também colaborou para a decisão familiar de sair do campo. Marcadamente, o acontecimento ainda é sentido de maneira bastante emotiva e as lembranças vieram acompanhadas das lágrimas da menina, que perdeu o pai com apenas oito anos de idade.

Mesmo em meio às dores que a vida trás e que estão além do que está sob o nosso controle, as memórias da infância e juventude são narradas com bastante alegria, ao contar dos “ajuntamentos” promovidos pelas festas familiares, as “galinhadas”, os bailinhos e os limões colhidos do pé, para fazer caipirinha.

Embora tenha se tornado uma grande referência como professora e pesquisadora do ensino de História, iniciou seus estudos universitários no curso de Pedagogia, em Uberlândia, tendo esta conexão entre as duas áreas marcado seus anos iniciais na docência, quando atuou como alfabetizadora de crianças com dificuldades de aprendizagem.

Seu caminho como professora perpassou o ensino em escolas públicas e particulares e contribuiu para a formação de grupos de discussão e estudos que extrapolavam o campo da História e se relacionavam com a educação, a psicologia e a filosofia. Sua atuação no Colégio de Aplicação da UFU - Universidade...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Marlene Rosa Cainelli
Vídeo Texto

Marlene Cainelli

Marlene Rosa Cainelli
Circe Maria Fernandes Bittencourt
Áudio Vídeo Texto
Joana Neves
Vídeo Texto

Joana Neves

Joana Neves
Santo Ângelo, entre a história e o turismo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.