Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 30 de setembro de 2005

O estudo de recursos

Esta história contém:

O estudo de recursos

Vídeo

P1 – Boa tarde, Ênio.

R – Boa tarde.

P1 – Eu sou a Vanessa. Eu queria que você falasse de novo o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Ênio José de Resende, local de nascimento?

P1 – Isso.

R – São Gotardo, Minas Gerais, 20 de janeiro de 38.

P1 – Ênio, qual é a empresa que você trabalha?

R – Na minha. Consultoria. Eu já estou com dezenove anos de consultoria própria, depois de ter trabalhado trinta como empregado.

P2 – Comenta como é que você chegou na consultoria, fala um pouco do seu desenvolvimento profissional.

R – Eu comecei como office boy com treze anos de idade e depois tive uma rápida carreira, em alguns anos eu mudei de cargo umas seis ou sete vezes até chegar a assessor gerente de RH. Eu fui chefe de pessoal – é o nome – com dezoito anos de idade. Eu fui precoce, comecei a trabalhar mais cedo e fui chefe com dezoito anos de idade, gerente com 25, 26, por aí.

P2 – Em que empresa?

R – Eu comecei no SESI, depois entrei na Klabin Azulejos como gerente de Recursos Humanos, no SESI eu saí como assessor de diretoria, depois de ter exercido o cargo de chefe de pessoal – na época não chamava gerente de Recursos Humanos, mas poderia ser. Entrei na Klabin Azulejos, fui para a Camargo Corrêa, para a Odebrecht, voltei para a Camargo Corrêa e virei consultor.

P2 – A sua formação foi para a área de Recursos Humanos?

R – Não. Inicial, não. Inicial foi para ser professor, aliás, eu esqueci de falar que eu exerci o magistério durante dez anos, paralelamente, porque eu trabalhava no SESI de meio-dia às seis – o horário naquela época era de meio-dia às seis – e estudei de manhã, por isso eu pude estudar de manhã e depois pude dar aula de manhã. Só que me frustrei como professor, é uma história (risos)... Essa é uma história, que a gente sai com aquele idealismo todo da...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vocês sabem o que é entusiasmo?
Vídeo Texto

Layla Garrido Pereira

Vocês sabem o que é entusiasmo?
Vídeo Texto

Thabta Matos da Mata

" Menina dos nossos olhos”.
A dificuldade é o reconhecimento.
Vídeo Texto

Leandro Coutinho da Graça

A dificuldade é o reconhecimento.
Vídeo Texto

Ricardo Frosini de Barros Ferraz

"Homem de mil habilidades"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.