Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 13 de agosto de 2009

"Homem de mil habilidades"

Esta história contém:

"Homem de mil habilidades"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Ricardo Frosini de Barros Ferraz. Eu nasci em dois de abril de 1977, em Piracicaba, São Paulo. FAMÍLIA Meu pai se chama Epaminondas de Barros Ferraz e minha mãe Yara Frosini de Barros Ferraz. Meu pai é professor universitário, cientista, engenheiro, fez várias coisas na vida. Minha mãe é dona de casa. [Meu pai leciona] em Piracicaba, na Esalq [Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"]. Ele faz parte da USP [Universidade de São Paulo]. Fundou um centro de energia nuclear direcionado à agricultura. Hoje, está aposentado, mas continua trabalhando. Não dá mais aula, mas faz suas pesquisas. Meus avós se chamam Luís e Maria. Estes [pela parte] da minha mãe. Não me lembro dos meus avós [por parte de] pai. Eu não os conheci. Conheci só a Maria, com quem convivi muito pouco, pois ela morreu quando eu tinha 9 anos. A origem da maior parte da família de minha mãe é italiana. Eu tenho dupla cidadania. A família do meu pai é portuguesa e espanhola. Meus pais se conheceram em São Paulo. Meu pai dava aula na USP de São Paulo. Eles se conheceram através de uma amiga. Casaram-se e meu pai a levou pra Piracicaba. Quando se vive em São Paulo é difícil ir pra uma cidadezinha. Piracicaba era bem pequena. Minha mãe estranhou um pouco. Eu tenho dois irmãos e uma irmã. Eu sou o mais novo. O meu irmão é o mais velho. Logo depois vem minha irmã. Depois vem outro irmão e, por último, eu. O mais velho se chama Fernando. Depois vem Eliane e Silvio. Estão todos em Piracicaba: o pessoal gosta de ficar unido. Eu fiquei em Piracicaba até os meus 17 anos. INFÂNCIA Minha casa era bem agitada. Com esse monte de irmãos, tinha sempre muitos amigos entrando e saindo. Tinham aniversários. Foi muito agitado. Nós brincávamos na rua. Piracicaba era aquele tipo de cidade que se pode brincar na rua. Jogar bola, esconde-esconde, tudo isso eu fiz. Eu me lembro que, certa vez, minha mãe disse que...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.