Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Thabta Matos da Mata
Por: Museu da Pessoa, 12 de agosto de 2009

" Menina dos nossos olhos”.

Esta história contém:

" Menina dos nossos olhos”.

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Thabta Matos da Mata, moro em Cachoeiras de Macacu, nasci em 19 de fevereiro de 1980, em Duque de Caxias. Escolhi Cachoeiras de coração. Sou professora do município de Cachoeiras, sou bióloga e presto consultoria para algumas ONG’s na área ambiental. Sou professora há nove anos, gosto bastante. Tenho trabalhado com a área de educação ambiental, fora de sala de aula, há bastante tempo. Trabalho com a educação ambiental dentro da secretaria da educação e também com educação de jovens e adultos. AMBIENTALISMO Já trabalhei com dois projetos, com uma ONG daqui de Botafogo que é o Instituto BioAtlântica e a Reserva Ecológica de Guapiaçu na área de mobilização e sensibilização para projetos ambientais, plano de manejo, um projeto de agrofloresta. RESERVA ECOLÓGICA DE GUAPIAÇU Pertenço à Reserva Ecológica de Guapiaçu, a REGUA, uma ONG, ela não está dentro do SNUC [Sistema Nacional de Unidade de Conservação] agora vai ser uma RPPN [Reserva Particular do Patrimônio Natural], mas lançou um edital, cinco anos atrás, para educador ambiental dentro da reserva. Na época da seleção não foi bem sucedido, mas em seguida o Instituto BioAtlântica fez uma parceria com a reserva pedindo consultoria de um funcionário para trabalhar no plano de manejo da APA [Área de Proteção Ambiental] da Bacia do Rio Macacu. A reserva me selecionou e nós começamos um trabalho. Antes disso comecei a trabalhar com eles, mas mais com colaboração com a Agenda 21 local. A Reserva escreveu a Agenda 21 do município, um projeto pela FNMA [Fundo Nacional de Meio Ambiente], eu já fazia um trabalho com eles, mas era de colaboração, sem contrato. AGENDA 21 LOCAL / CACHOEIRAS DE MACACU / INÍCIO Em 2003 a Reserva propõe esse projeto para o FNMA; o FNMA aprovou em final de 2003 e a gente começa a questão de mobilização, uma parceira com a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“A gente vive de vida”
Vídeo Texto

Ketty Margarete Valencio

“A gente vive de vida”
Texto

Fabio José Feldmann

"Seja maduro, defenda o verde"
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Plantando uma sementinha.
Vídeo Texto

Roberto Wagner Rocco

Plantando uma sementinha.
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.