Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Nilson de Lima Jucá
Por: Museu da Pessoa, 2 de julho de 2003

"Na Copan, o que se fazia, ficava feito"

Esta história contém:

"Na Copan, o que se fazia, ficava feito"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Nilson de Lima Jucá, nasci em Quixeramobim, no Sertão do Ceará, em 24 de julho de 1927. INGRESSO NA PETROBRAS Antes de ser Petrobras, trabalhei na construção dessa refinaria Um ano, seis meses e seis dias. Depois, trabalhei mais cinco meses, no tempo da Copam. Mais 6 anos dentro da Copam. Foi em 1955, 1956, mas a construção já tinha começado. No tempo da construção, era Montreal. Passou a ser Petrobras depois de 1970. Então, eu saí da Copam, ainda trabalhei um mês, depois de ter saído. Depois, trabalhei numa firma aqui. A firma faliu e nós passamos para a Petrobras em 1973. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu era carpinteiro, mas fazia um bocado de coisa. Fazia estropo de aço para levar para o interior, talhadeira, fazia punção. Como carpinteiro e marceneiro, eu emendava serra de fita, aprendi em Fortaleza ainda garoto, serra de serrar madeira. Não só emendava serra de fita, como fiz bancada, para emendar serra de fita. Fiz a tenaz, que é uma tenaz larga. Fazia um bocado de coisa. APOSENTADORIA Trabalhei até me aposentar, em 1992. Tinha colegas de serviço que diziam: “mas tu não pára” Eu digo: “se eu parar, o Brasil pára” Eu nunca gostei de ficar sem fazer nada. Comecei a trabalhar na infância, no Ceará. Quem começa a trabalhar cedo, não perde o costume. UNIDADE REMAN Posso dizer que, no tempo da Copam, a gente trabalhava com o que era nosso. Não vinha gente de fora, de outras refinarias, para cá. Arranjava uns trabalhadores braçais, para ajudar a gente, aqui, na limpeza, na montagem. Naquela época, o nome era tubulação e montagem. Pedi transferência para lá. Nós tínhamos um superintendente, um alemão naturalizado norte-americano. Era um chefe que você podia chamar a pessoa, dizer umas coisas para a pessoa, que merecesse. Mas, com cinco ou dez minutos, podia ir lá que ele atendia da melhor forma, o doutor Weiserman. Para mim tanto faz Zuza quanto Cazuza,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.