Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ivandro Kolling
Por: Museu da Pessoa, 2 de julho de 2003

"Copanha, Companhia de Petróleo da Amazônia."

Esta história contém:

"Copanha, Companhia de Petróleo da Amazônia."

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Ivandro Kolling, nascido a 10 de janeiro de 1948, em Petrópolis, Rio de Janeiro. APOSENTADORIA Sou aposentado desde 1994. INGRESSO NA PETROBRAS Ingressei em 1971, quando ainda não era Petrobras, era Copam, Companhia de Petróleo da Amazônia. Ela foi incorporada pela Petrobras, logo depois, e desde então, passei a ser da Petrobras. Desde 1973, mais ou menos. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Eu era operador de processamento 1. O operador trabalha no processo, na destilação e controla a transformação do petróleo em seus derivados. Gasolina, nafta, querosene, diesel e o óleo cru - que é a borra do petróleo- que vai ser dividido, para se formar o asfalto. Nós ficamos praticamente isolados. Só viemos para trabalhar, depois a gente retorna, ninguém fica, ninguém pode. Quando a gente trabalha de noite, de zero hora, você já sai para casa, não tem convívio muito com as pessoas da administrativa. Você passa meses sem vir até ao refeitório, porque você almoça lá. Então, o convívio é diferente. O convívio lá, é um. Aqui no administrativo, é outro. Eu trabalhava em turnos de revezamento. FAMÍLIA Meu pai trabalhou 10 anos na Copam. Faleceu com 10 anos de Copam. Nós chegamos em Manaus, em 1956 e, em 1966, ele faleceu. Aí em 1971, vim trabalhar na Copam. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Fiquei esse tempo todinho aqui, não saí. Eu quis ir para Urucu, mas como estava próxima a aposentadoria, eles não deixaram. Urucu, não cheguei a ver. A gente tem noção, porque trabalhou aqui, a gente sabe o que é. SINDICATO Sou sindicalizado. Já fui diretor sindical, já me candidatei a presidente do sindicato. Depois, quando me aposentei, passei a ser só membro do sindicato. Fui diretor do período do, o ano é que eu não estou bem lembrado, foi do Nelson Menezes. Ele está até aí, Nelson Menezes Teixeira. Se eu não me engano foi até 1988, por aí. FAMÍLIA Antes de eu trabalhar, quando meu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Do IBGE para a Petrobras
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Do IBGE para a Petrobras
A implantação de pesquisa na Petrobrás
Texto
A primeira pesquisa em uma unidade industrial
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.