Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Carlos Sant' Anna
Por: Museu da Pessoa, 4 de novembro de 2008

Carlos Sant' Anna

Esta história contém:

Carlos Sant' Anna

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO O meu nome é Carlos Sant’Anna. Nasci em 11 de agosto de 1930, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. INGRESSO NA PETROBRAS Ingressei na Petrobras em cinco de fevereiro de 1958. Fui trabalhar no chamado Ecope, Escritório Comercial de Petróleo e Derivados, que era o setor responsável pela área comercial de petróleo e derivados. Para ingressar no Ecope tive que fazer uma prova. Antes de ingressar na Petrobras, eu tinha feito a faculdade de Filosofia, onde havia matérias de Geografia e História. Formei-me, depois fiz alguns trabalhos relacionados à pesquisa de mercado e, justamente, antes de entrar na Petrobras, tinha sido convidado para fazer um trabalho de pesquisa de consumo de solventes na cidade de São Paulo. Depois disso, a área comercial gostou do meu trabalho e, então, me convidou para ingressar no Ecope. Trabalhei alguns meses no Ecope sem ter sido concursado, mas o chefe do Escritório, Emerson Serbeto de Barros, achou melhor que eu fizesse uma prova para evitar qualquer crítica. Fiz essa prova e ingressei, justamente no Escritório. ECOPE / COMPRA E VENDA DE PETRÓLEO O Escritório era um organismo ligado diretamente ao diretor e, cuidava da área comercial, que supostamente não tinha esse nome. Tratava da compra e venda de derivados, sobretudo da compra de petróleo. [Isto] porque existia a Refinaria de Mataripe, que processava petróleo baiano, e a Refinaria de Presidente Bernardes, a RPBC, estava em construção e o suprimento de petróleo da Petrobras era todo ele comandado pelo Ecope. O Escritório funcionava na Praça Pio X, na Candelária, prédio de número 309 – eu não me lembro agora os andares – tinham dois ou três. A direção da empresa se localizava praticamente ao lado, na Praça Pio X, número 119. Quer dizer, o Escritório era na [Avenida] Presidente Vargas, número 309 e a direção, presidência e a diretoria, no número 119, no décimo primeiro andar. Era...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.