Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 6 de novembro de 2008

Sérgio Augusto Fazzio

Esta história contém:

Sérgio Augusto Fazzio

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome completo é Sergio Augusto Fazzio. Nasci em Botucatu, Estado de São Paulo, em 15 de outubro de 1951. Sou formado em Engenharia Mecânica.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Na verdade, eu não escolhi as coisas, no fim chegaram onde eu queria, mas por meios completamente aleatórios. Meu pai era professor da área de ciências médicas em Botucatu. No científico, se dividia as pessoas que iam pra área de ciências médicas e as que iam pra ciências exatas, como queria ser aluno do meu pai fui para área de ciências médicas. Terminei o científico e fui pra São Paulo fazer vestibular de medicina, mas na realidade não queria muito ser médico, queria ser estudante de medicina, porque eu achava bonito aqueles estudantes de branco. Fui pra São Paulo junto com um amigo que ia fazer o cursinho Anglo para Engenharia, a gente morava no mesmo quarto de uma pensão; ele estudava, eu estudava, mas via que as matérias eram meio parecidas, menos o desenho e a parte de geometria. Os exames vestibulares em São Paulo eram unificados, todos no mesmo dia: tinha o Cecem que fazia os vestibulares para Medicina e a Mapofei que fazia para as faculdades de Engenharia; nesse ano não ia cair no mesmo dia e aboliram o exame de desenho do vestibular de Engenharia, falei: “Eu vou fazer também o vestibular de Engenharia, por que não?” Cheguei em casa e contei pro meu pai, que falou: “De jeito nenhum, você estudou para medicina, não tem vocação pra engenharia” “Mas eu vou fazer.” Passei em Engenharia e não passei em Medicina, passei numa faculdade federal, uma faculdade boa, conceituada, e meu pai acabou aceitando. Era uma faculdade nova em Guaratinguetá que aproveitava o corpo docente do ITA, em São José dos Campos, porém era uma faculdade que só tinha Engenharia com a modalidade mecânica, então acabei fazendo esta. Nunca tinha aberto um motor de carro, não gostava nada de mecânica, mas fui bem, tinha engenharia dos materiais, mecânica...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.