Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de novembro de 2008

Dorodame Moura Leitão

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Dorodame Moura Leitão. Nasci em Recife, Pernambuco, em 24 de outubro de 1932.

FAMÍLIA / PAIS

O nome do meu pai é Sílvio Bélico Leitão e da minha mãe, Cecília de Moura Leitão. Ele nasceu na Paraíba, mas é de uma família pernambucana, e minha mãe é de uma família maranhense, nasceu em São Luís. Eu fui conhecer Recife já rapaz, pois meu pai veio para o Rio quando eu tinha dois anos, embora várias vezes minha mãe tenha voltado, porque a família dela ficou lá em Recife. Ela voltava na época que se viajava de navio, até a Segunda Guerra Mundial, quando começaram a torpedear os navios. Lembro-me dessas viagens. Não lembro o nome dos navios, mas talvez fosse até do Ita. Eu era muito pequeno. A última vez em que estive em Recife, ainda criança, acho que foi em 1939. Não me lembro direito, só fui conhecer Recife já rapaz.

INFÂNCIA

Cresci principalmente no Leblon. Meu pai foi morar lá quando eu tinha oito anos. O Leblon era praticamente uma cidade do interior. Havia terrenos baldios, era um paraíso. Eu até escrevi um livrinho sobre isso, lembrando da minha infância e minha juventude no Leblon. Inclusive foi um pessoal da Ama- Leblon [Associação de Moradores e Amigos do Leblon], que se interessou pelo livro. Sempre morei no Leblon.

FORMAÇÃO ESCOLAR

No primário estudei no Liceu Brasileiro, um colégio no Leblon, uma escolinha pequena. Fiz ali o final do primário, o terceiro, quarto e quinto ano. Depois fiz concurso para o Colégio Militar, porque a minha primeira vocação era ser militar. Meu avô, o pai do meu pai, tinha lutado na Guerra do Paraguai, e meu pai contava as histórias dele e isso despertou em mim essa vocação. Entrei para o Colégio Militar, na Tijuca, fiz o ginásio e o científico. Todo dia eu viajava do Leblon até a Tijuca e voltava. Nos dois primeiros anos eu fui interno, depois passava o dia todo no colégio e dormia em casa. Quando terminei o curso no Colégio Militar, vi que...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.