Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

Uma trajetória na Petrobrás

Esta história contém:

Uma trajetória na Petrobrás

Vídeo

Meu nome é Orfila Lima dos Santos. Nasci na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí, a 15 de novembro de 1924.

CIDADE

A cidade de Parnaíba, no final dos anos 20 e nos anos 30, era uma cidade que, em termos econômicos, era o centro das atividades macro-econômicas piauienses. Os produtos que eram produzidos no rio, quer por agricultura cultivada, quer extraída de arvores nativas, desciam o rio Parnaíba, que tem uma extensão de 1.500 quilômetros e é o segundo maior rio do Piauí, do Nordeste. Os produtos desciam o rio Parnaíba e iam na cidade Parnaíba. Eram devidamente tratados, industrializados e exportados. Era portanto uma cidade que, em termos econômicos, é muito importante no Piauí nos anos 20 e 30.

FAMÍLIA

Meus avós tinham atividades comerciais. Meu avô materno tinha uma padaria. E meu avô paterno era de onde nasceu o meu pai, no estado no Maranhão, proximidade do Piauí, numa cidade chamada São Bernardo. E era um agricultor.

O nome do avô materno era Fenelon Fonseca. E o avô paterno é Genuíno. Não, Genuíno é a avó. João Santos. Meu pai chamava-se Benedito dos Santos Lima, e minha mãe, Neuza da Fonseca Lima. Meu pai tinha atividade comercial. Tinha uma loja comercial. E depois foi - teve atividade de seguros de vida. Era representante da Sul América Seguros lá no Parnaíba. E editava anualmente um livro chamado “Almanaque da Parnaíba”. Esse livro tratava dos assuntos históricos, geográficos e intelectuais, não só da cidade de Parnaíba, mas de todo o Estado do Piauí. Meu pai editou esse almanaque até 1942, quando passou para outro editor, senhor Ranulfo Torres Raposo, que também levou alguns anos até o seu falecimento. E ultimamente o almanaque vem sendo editado pela Academia Parnaibana de Letras.

Bem, meu pai, eu diria que tinha muita atividade intelectual. De forma que diretamente exerceu influência em todos nós. Nós fomos 11 irmãos. A mais velha morreu, hoje somos dez. E evidentemente influiu no...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
O conhecimento que te traz independência.
Vídeo Texto
Trabalho é comigo
Vídeo Texto

Solon Guimarães Filho

Trabalho é comigo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.