Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 2 de julho de 2003

"A Petrobras nos deu mais oportunidade de progredir"

Esta história contém:

"A Petrobras nos deu mais oportunidade de progredir"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Arnoldo Bezerra Barros. Nasci em Manaus a 10 de dezembro de 1940. Manauense, índio do Amazonas. INGRESSO NA PETROBRAS Entrei ainda na Copam, na refinaria, era de uma empresa particular, Companhia de Petróleo da Amazônia. Entrei, em 6 de julho de 1960. Depois chegou a Petrobras. Com um certo tempo, nós fomos ficando, se especializando e a Empresa nos deu mais oportunidades. Fomos ficando até 1987. Foram 27 anos de refinaria de Manaus, incluindo Petrobras e Copam. APOSENTADORIA Em 1987, me aposentei, com 32 anos de serviço, 27 dos quais dentro da refinaria de Manaus, Refinaria Isaac Bernagnon Sabá, agora. TRABALHO Quando jovem, tive uma experiência no comércio, como balconista de uma empresa de secos e molhados. Depois fui para o exército e do exército vim para a refinaria. CIDADE Manaus era pequeno. Na época da minha infância, diziam que era um porto de lenha. Todo mundo se conhecia, uma média de 300 mil habitantes, ou menos. Hoje em dia, temos quase dois milhões de pessoas. Mudou muita coisa, mudou muito mesmo. FAMÍLIA Meus pais eram daqui, de Manaus, também TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Com a chegada da Petrobras, que comprou parte das ações da antiga Companhia, ela nos deu mais oportunidade de progredir. Na refinaria, entrei como contínuo. Passei um mês como contínuo, depois passei um ano e um mês como telefonista. Porque aqui era usado, só para o dia, a mulher. À noite, era difícil de mulher trabalhar, então tinha os telefonistas homens. Isso era 1960, 61. Depois, o restante eu passei na área de transferência e estocagem. Entrei lá como ajudante, fui galgando, galgando, cheguei até a ser substituto oficial mesmo, na Petrobras. Depois de inúmeros cursos, que eu fui fazer fora, cheguei a substituir o chefe, o engenheiro chefe, vários engenheiros chefes. Porque eu era o substituto, quando tiravam férias ou iam viajar para qualquer serviço. Através de...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

De um colégio militar à engenheiro de refino
Vídeo Texto
Valorizar o passado
Vídeo Texto

Wagner Freire Oliveira e Silva

Valorizar o passado
A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.