Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 6 de outubro de 2008

Sylvio Massa de Campos

Esta história contém:

Sylvio Massa de Campos

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Sylvio Massa de Campos, nasci no dia 23 de fevereiro de 1938, em Maceió, Alagoas. EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO A minha formação acadêmica foi em matemática e em economia. Fiz um mestrado no Brasil e outro na Itália. INGRESSO NA PETROBRAS Trabalhei no Citibank durante quatro anos. Fiz concurso para o atual BNDES – na época BNDE – e para a Petrobras; optei pela segunda. Ingressei na Petrobras em 1962, na área financeira. Pós-graduado. A minha primeira missão foi diagnosticar a situação financeira da Petrobras. Criamos o primeiro fluxo de caixa da Petrobras. Havia uma comissão política de cerceamentos de expansão da Petrobras e a situação financeira era muito delicada na questão de câmbio e de fluxo. A partir desse trabalho, origem de todo o controle financeiro da empresa, fui indicado para a chefia de um novo setor criado justamente para a programação financeira. Decorridos dois anos, fui alcançado para a Divisão Financeira, que englobava contabilidade, auditoria etc. Fui convidado para organizar especificamente a Divisão Financeira do Departamento Comercial: petróleo, derivados, fluxo de abastecimento e suas correspondentes simetrias com a área financeira. Fui então convidado para sair da área financeira e assumir a primeira Divisão de Distribuição, Dedist, ainda pequena. Os condicionantes políticos eram muito fortes e a Petrobras era proibida de entrar no mercado de distribuição, limitando-se apenas a fornecer para as Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. DISTRIBUIÇÃO DE PETRÓLEO / PRIMEIROS PASSOS Antes do Decom – Departamento Comercial –, existiam os Escritórios [de Comércio] de Petróleo, os Ecope 1, Ecope 2 etc. Com a reformulação organizacional, surgiram os conceitos de departamento e de divisões. Aquele escritório pequeno de distribuição, apenas para as Forças Armadas, transforma-se em...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.