Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Hermann Zuckermann
Por: Museu da Pessoa, 15 de junho de 1988

Lembranças de uma época difícil

Esta história contém:

Fechar

Fotografia do grupo do primeiro ano escolar de Hermann Zuckermann

Dados da imagem Fotografia da turma do primeiro ano escolar frequentado por Hermann Zuckermann. Hermann Zuckermann é o primeiro à direita, fila de cima. Histórico: Escola pública frequentada por Hermann Zuckermann em sua cidade natal, Nuremberg. Em 1933 Hermann Zuckermann deixa a casa dos pais em Nuremberg e vai para Leipzig, na casa dos tios. Depois, passa um ano em Paris e, em abril de 1934, emigra para o Rio de Janeiro, onde vive e trabalha no ramo de rádio e televisão. Observações: fotografia feita na escola e comprada pelos pais dos alunos. Dúvida sobre a localização do personagem na fotografia. Rever (Segundo da esquerda para a direita na primeira fila?).

Período:
Ano 1919

Local:
Alemanha / Nuremberg

Imagem de:
Hermann Zuckermann

História:
Lembranças de uma época difícil

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
escola, infância, alunos, crianças, alemanha, judeu, primeiro ano, turma da escola

Fotografia da turma do primeiro ano escolar frequentado por Hermann Zuckermann. Hermann Zuckermann é o primeiro à direita, fila de cima. Histórico: Escola pública frequentada por Hermann Zuckermann em sua cidade natal, Nuremberg. Em 1933 Hermann Zuckermann deixa a casa dos pais em Nuremberg e vai para Leipzig, na casa dos tios. Depois, passa um ano em Paris e, em abril de 1934, emigra para o Rio de Janeiro, onde vive e trabalha no ramo de rádio e televisão. Observações: fotografia feita na escola e comprada pelos pais dos alunos. Dúvida sobre a localização do personagem na fotografia. Rever (Segundo da esquerda para a direita na primeira fila?).

Retrato a família Siratzki, sogros e cunhados de Hermann Zuckermann

Dados da imagem Retrato a família Siratzki, sogros e cunhados de Hermann Zuckermann. Nome dos personagens: Esther Siratzki, Aron Siratzki, crianças da esquerda para direita: Samuel Siratzki. Histórico: dois dos irmãos emigraram para os Estados Unidos da América e a criança à direita emigrou para Londres e faleceu muito cedo. Observações: Em 1933, Dora Siratzki vivia em Leipzig onde já era noiva de Hermann Zuckermann. Em 1939, Hermann, já no Brasil, casa-se por procuração com Dora que vem para o Rio de Janeiro em 1939. Do Brasil, a família tenta conseguir visto para a mãe de Dora, mas não consegue. Ela é enviada para Lodz, onde foi assassinada - pr. em 1939 no início da guerra. Os irmãos (três) de Dora conseguem sair da Alemanha. Aron Siratzki, pai de Dora Zuckermann, faleceu aos oitenta anos de idade.

Período:
Década 1910

Local:
Alemanha / Leipzig

Imagem de:
Hermann Zuckermann

História:
Lembranças de uma época difícil

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
infância, crianças, chapéu, sogros, judeus, antissemitismo, retrato de família, indumentária, cunhados

Retrato a família Siratzki, sogros e cunhados de Hermann Zuckermann. Nome dos personagens: Esther Siratzki, Aron Siratzki, crianças da esquerda para direita: Samuel Siratzki. Histórico: dois dos irmãos emigraram para os Estados Unidos da América e a criança à direita emigrou para Londres e faleceu muito cedo. Observações: Em 1933, Dora Siratzki vivia em Leipzig onde já era noiva de Hermann Zuckermann. Em 1939, Hermann, já no Brasil, casa-se por procuração com Dora que vem para o Rio de Janeiro em 1939. Do Brasil, a família tenta conseguir visto para a mãe de Dora, mas não consegue. Ela é enviada para Lodz, onde foi assassinada - pr. em 1939 no início da guerra. Os irmãos (três) de Dora conseguem sair da Alemanha. Aron Siratzki, pai de Dora Zuckermann, faleceu aos oitenta anos de idade.

Fotografia de entrega de prêmio na Rádio Pilot

Dados da imagem Fotografia de Hermann Zuckermann entregando prêmio em nome da Rádio Pilot, firma para a qual trabalhava, em um programa de rádio, durante a Feira de Amostras de 1938. Histórico: Imigrante alemão, nasceu em Nuremberg, 1912. Em 1934, emigra para o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro foi representante da Marca Pilot (americana) que terminou durante a guerra. Depois, montou seu próprio negócio, se tornando pioneiro da indústria de televisão. Marca Emerson. É membro ativo da Associação Religiosa Israelita (ARI).

Período:
Ano 1938

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:
Hermann Zuckermann

História:
Lembranças de uma época difícil

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
prêmio, rádio e televisão, judeu, imigrante alemão, rádio pilot

Fotografia de Hermann Zuckermann entregando prêmio em nome da Rádio Pilot, firma para a qual trabalhava, em um programa de rádio, durante a Feira de Amostras de 1938. Histórico: Imigrante alemão, nasceu em Nuremberg, 1912. Em 1934, emigra para o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro foi representante da Marca Pilot (americana) que terminou durante a guerra. Depois, montou seu próprio negócio, se tornando pioneiro da indústria de televisão. Marca Emerson. É membro ativo da Associação Religiosa Israelita (ARI).

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Heranças e Lembranças

Depoimento de Hermann Zuckermann

Entrevistado por Evelyn e Helena

Rio de Janeiro, 15/06/88

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista n HL_HV040

Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho

P/1 - Em primeiro lugar eu vou lhe pedir que o senhor diga seu nome, local de nascimento, cidade, país, tudo bonitinho. Data de nascimento, nome do seu pai e da sua mãe.

R - Meu nome é Hermann Zuckermann. Nasci em 18 de agosto de 1912, em Nuremberg, Bavaria. Meu pai era Merdel Zuckerman e minha mãe, Esther Zuckermann. Eu tinha mais três irmãos. Uma irmã e dois irmãos.

P/1 - E seus avós? Até seus avós, o senhor lembra?

R - Sim. Meu avô materno era Itshak Zuckermann, minha avó, Léa Zuckermann. A minha mãe era Ariet Zuckermann e avó Regina... Como? Eu não sei o nome... Era Regina Zuckermann. Isso mesmo.

P/1 - Quanto tempo que a sua família estava na Alemanha?

R - Desde 1904.

P/1 - De onde eram, originalmente?

R - Era da... Poznan. Poznania. Era uma fronteira entre a Alemanha e a Polônia. Em 1918 passou para a Polônia.

P/1 - E por que vieram para Nuremberg em 1904?

R - Em 1904? Porque meu tio, que era mais novo do que meu pai, em 1900, emigrou para a Alemanha. Ele estudou na Polônia... Em Poznan. De lá ele trabalhou numa firma e, mais tarde, o irmão foi procurá-lo; eles viviam juntos na Alemanha. Meus pais vieram na Alemanha até... E meu tio até 38.

P/1 - Mas eu digo, por que vocês mudaram de Poznan para...

R - Porque, naturalmente, não havia meios de viver na... Naquela...

P/1 - Já em 1904 já estava difícil? Em geral ou pros judeus?

R - Em geral. A situação nesses países nunca era estável.

P/1 - O senhor lembra da casa em que o senhor nasceu, em que o senhor cresceu?

R - Em Nuremberg, sim. Eu visitei a casa, a primeira vez, em 1949. E depois eu vi a casa umas três ou quatro vezes na minha passagem por Nuremberg.

P/1 - O senhor podia descrever a casa? Como era, como vocês viviam?

R - Era uma casa que tinha quatro...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.