Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Depoimentos Memórias Contra a Ditadura

Esta história contém:

Depoimentos Memórias Contra a Ditadura

A Única Oração Que Eu Conheço

(Conto da Série: Memórias da Resistência – 31.03.64/31.03.04)

“Só vos peço uma coisa: se sobreviverdes a esta

época, não vos esqueçais nem dos bons, nem dos

maus(..) Eles eram pessoas e tinham nomes, ros

tos, desejos e esperanças, e a dor do último não

era menor do que a dor do primeiro, cujo nome

há de ficar...”

(Júlio Fuchik, 1980, in, Brasil Debates,

Testamento Sobre a Forca)

Sempre fui ateu. Não posso acreditar na hipótese de que, quem fez, fez para destruir depois. Sempre fui um emérito comunista de carteirinha e filosofia. Um marxista teórico, comunista científico e socialista-democrático, em defesa de um sentido ético-plural-comunitário, para a vida em sociedade, com um humanismo de resultados.

Sempre achei que a religião é o ópio do povo. Uma burrice pegajenta no refluxo do inconsciente coletivo. Uma antiga invenção política para pôr freios na falsa moral burguesa, que nunca foi exemplar nas suas alcovas e bastidores do poder real. Acho até que a religião teria sido inventada pelo próprio diabo, se é que ele também existe, sentado no rabo da histórica hipocrisia social. Se todo homem é um animal político, como disse o filósofo Sócrates faz mais de dois mil anos atrás, todo homem é também um animal antes de tudo sexual e por isso mesmo pervertido, insano e cruel. Comida, sexo e poder. Esse é o destino do homem que, como todas as coisas, nasce, cresce, tripudia sobre cadáveres e serventias de sobrevivência amoral e decadente, fica tolo, senil, esclerosado e morre. Não há nada depois da morte. Viemos do nada e ao nada voltaremos. Somos esse vazio existencial entre o antes de o depois de. Sempre pensei assim. Do pó viemos e ao pó voltaremos, parece ser a única coisa certa escrita na Bíblia. Lama humana.

Mas resolvi de, assim mesmo, contar o que se passou comigo em tempos ordinários, difíceis. Tempos tenebrosos como diria Brecht.

Vivíamos o período tenebroso...

Continuar leitura
Fechar

Silas e Paulo

Dados da imagem personagem: O poeta e seu irmão<br>historia: Só a foto<br>

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Silas Correa Leite

História:
Depoimentos Memórias Contra a Ditadura

Tipo:
Fotografia

personagem: O poeta e seu irmão
historia: Só a foto

Poeta Silas Corrêa Leite

Dados da imagem personagem: O Poeta Silas Corrêa Leite<br>historia: Um site precisava da foto<br>

Período:
Ano 1999

Local:
Brasil / São Paulo / Itararé

Imagem de:
Silas Correa Leite

História:
Depoimentos Memórias Contra a Ditadura

Tipo:
Fotografia

personagem: O Poeta Silas Corrêa Leite
historia: Um site precisava da foto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tecendo as linhas das memórias Mura
Vídeo Texto
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Carioca um tanto norueguês
Vídeo Texto

Adams Souza da Silva

Carioca um tanto norueguês
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.