Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 9 de agosto de 2018

Chegando a São Paulo

Esta história contém:

Chegando a São Paulo

Vídeo

Esse foi o bairro que conheci, então é daqui que eu gosto. Eu sempre mostro a primeira casa em que moramos: “Foi nessa que eu morei.” Já está diferente, não está mais como era, mas ainda está lá. Era uma casa que tinha claridade, o sol entrava... Era o que nos esquentava, pois, quando chegamos, não tínhamos roupa de frio. A gente ficava procurando o sol para se esquentar. Não tinha agasalho e ia para a escola de sandália, porque no Nordeste é quente. Eu vim com o sotaque de lá, falava “oxente”, “oxe”, quando a professora falava o nosso nome os meninos já riam. Quando falávamos presente, então... Todo mundo caía na risada. Eu ficava bastante envergonhada, mas não desisti de ir para escola... Desde que vim para cá até ir para a faculdade, porque eu tinha o sonho de ser professora.

Fechar

Vou ser professora

Dados da imagem Vou ser professora

Período:
Ano 2018

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Roseane Maria da Costa Camara

História:
Chegando a São Paulo

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Joana Neves
Texto

Joana Neves

Joana Neves
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.