Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Breve orientação educativa

Esta história contém:

Breve orientação educativa

A mostra “Dados À Prova D’Água: Memória, ciência e informação” possui, para além do caráter social de devolução à sociedade dos resultados e subjetividades da pesquisa em sua amplitude, a possibilidade de desempenhar um papel pedagógico relevante para professores, arte-educadores e/ou mediadores socioeducativos interessados em tratar de temas relacionados à emergência climática, introdução aos conceitos de cidadania e governança, além da reflexão em torno dos campos da memória coletiva, história oral, fotografia e audiovisual. Sugere-se ao educador ou mediador responsável definir os campos de reflexão que pretende ativar junto aos alunos/as visitantes e praticar o exercício prévio de resgatar os sensos comuns difundidos pela grande mídia especialmente em torno do tema das enchentes e da organização comunitária. No momento de contato com a mostra, urge a necessidade de resgatar junto aos educandos suas próprias memórias e relatos, em exercício oral ou artístico (em caso de oficina com materiais para desenho, pintura, fotografia ou filmagem) de desenvolvimento de sua agência cidadã, tecendo durante o processo a noção de que cabe também aos cidadãos — independente de formação ou idade — a elaboração de estratégias para conscientizar, prevenir e informar as famílias afetadas de maneira adequada, além de cobrar, dialogar e contribuir com órgãos de governança para a consolidação de comunidades cada vez mais resilientes. Vale ressaltar o papel do educador e do mediador como peça relevante para a ativação plena das obras e textos disponibilizados na mostra, tomando fontes externas e a apropriação da narrativa expositiva como substrato para lograr êxito em deixar “a pulga atrás da orelha” do visitante, que a partir da instrumentalização oferecida pelas informações oferecidas pela pesquisa e pela mostra possa, pelo menos, ser propagador de informações e conhecimento no que tange as questões...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vitória e leveza
Vídeo Texto

Vitória Silveira

Vitória e leveza
A última grande enchente na Cachoeirinha
Vídeo Texto

Rivânia Gonçalves da Silva

A última grande enchente na Cachoeirinha
36 anos no ramo dos relógios
Vídeo Texto
Paixão pelo Teatro
Vídeo Texto

Naruna de Lima Costa

Paixão pelo Teatro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.