Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Dados À Prova D'Água: "Memória, ciência e informação"

Esta história contém:

Dados À Prova D'Água: "Memória, ciência e informação"

Entre 2018 e 2022, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, como defesa civil, educação, tecnologia da informação, gestão de desastres e políticas públicas, atuaram junto a comunidades das capitais São Paulo e Rio Branco para melhor compreender seu papel na governança de inundações/alagações e outros problemas relacionados às chuvas. Em encontros, estudos coletivos e pesquisas de campo que contaram com a participação de cidadãos — moradores e líderes comunitários — engajados cotidianamente na luta por segurança e dignidade, os participantes do projeto ‘Dados À Prova D'Água’ buscaram promover o uso, geração e circulação de dados de maneira oportuna e acessível, de modo a contemplar os saberes e experiências locais, destrinchar problemas existentes e soluções possíveis por meio do estabelecimento de diálogos entre organizações comunitárias, sociedade civil e poder público. Um processo longo de aprendizagem multilateral visando a difusão de informação e preparo de agentes locais para o manejo de ferramentas de prevenção, conscientização e troca de informações sobre a relação dessas comunidades com rios, córregos e eventos relacionados à água. A mostra "Dados À Prova D'Água: Memória, ciência e informação" é parte desse longo processo de estudo e desenvolvimento, baseada na concepção norteadora do que são considerados dados pertinentes para a representação de um fenômeno — de algoritmos, métricas físicas, climáticas e informações pluviométricas à memórias individuais, coletivas, registros orais e visuais — a expografia que conta com registros amadores, relatos sonoros reais e os olhares cuidadosos do fotógrafo Lucas Lourenço e da documentarista Juliana Brombim, responsáveis por registrar as subjetividades encontradas pelo projeto em sua vigência, faz um convite à participação do público dentro da mostra e fora dela, a partir do uso de ferramentas tecnológicas...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acumulando experiências
Vídeo Texto

Lilian Maria Ferezin Guimarães

Acumulando experiências
Trilhas rumo à sustentabilidade
Vídeo Texto

Luiz Eduardo Rielli

Trilhas rumo à sustentabilidade
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.