Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Dados À Prova D'Água: Memória, ciência e informação

Esta história contém:

Dados À Prova D'Água: Memória, ciência e informação

Entre 2018 e 2022, o projeto de pesquisa intitulado “Dados À Prova D’Água” mobilizou pesquisadores e profissionais de diversas áreas, como defesa civil, educação, tecnologia da informação, gestão de desastres e políticas públicas, atuaram junto a comunidades das capitais São Paulo e Rio Branco para melhor compreender seu papel na governança de inundações/alagações e outros problemas relacionados às chuvas. A mostra "Dados À Prova D'Água: Memória, ciência e informação" é parte desse longo processo de estudo e desenvolvimento. Para esse espaço — a Paróquia Santa Edwiges e São Miguel Arcanjo, que desempenhou papel chave para as atividades do projeto — , as histórias selecionadas para ilustrar o processo de pesquisa durante esse período são as do Padre José Hercílio Pessoa de Oliveira, morador da comunidade desde os anos 90 e Luís Carlos Gonçalves de Oliveira, morador de M’boi Mirim, vítima de um dos alagamentos na região. Luís Carlos Gonçalves de Oliveira teve sua casa atingida gravemente em uma das ocasiões de enchente na região; a água entrou no imóvel, estourando a porta da garagem. Quando a chuva acabou, o resultado foi de perplexidade ante a destruição, porém a comoção tomou conta de seu Luís ao notar que sua imagem de Nossa Senhora permanecera intacta. Seu Luís fez de sua crença e devoção fonte de alento e esperança, demonstrando o papel da fé enquanto mobilizador social em tempos de destruição. Nesse sentido, tomando a fé e o ensejo popular como possível ponto de partida para a mobilização prática, destaca-se a figura do Padre Hercílio, morador do bairro desde os anos 90, e que com o decorrer dos anos tem notado o aumento do nível das enchentes, principalmente após as construções de moradias no local, chamando a atenção para questões de (falta de) planejamento urbano e descaso das autoridade e órgãos de fiscalização. Uma das providências tomadas pelo líder religioso ao se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vitória e leveza
Vídeo Texto

Vitória Silveira

Vitória e leveza
A última grande enchente na Cachoeirinha
Vídeo Texto

Rivânia Gonçalves da Silva

A última grande enchente na Cachoeirinha
36 anos no ramo dos relógios
Vídeo Texto
Paixão pelo Teatro
Vídeo Texto

Naruna de Lima Costa

Paixão pelo Teatro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.