Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Helvius Vilela
Por: Museu da Pessoa,

Um autodidata em música

Esta história contém:

Um autodidata em música
Fechar

Festival do Instituto de Educação

Dados da imagem Sampaio (trombone), Márcio José (cantor), Selma, Vaz (pandeiro) e Helvius Vilela (piano) em apresentação no festival não competitivo do Instituto de Educação.

Período:
Ano 1966

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Helvius Vilela

História:
Um autodidata em música

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Sampaio (trombone), Márcio José (cantor), Selma, Vaz (pandeiro) e Helvius Vilela (piano) em apresentação no festival não competitivo do Instituto de Educação.

Viagem ao México

Dados da imagem Novelli, João Gilberto, Maurício Maestro, Helvius Vilela no bairro Xochimilco ou “Cidade dos Campos de Flores”.

Período:
Ano 1970

Local:
México / Cidade Do México

Imagem de:
Helvius Vilela

História:
Um autodidata em música

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Novelli, João Gilberto, Maurício Maestro, Helvius Vilela no bairro Xochimilco ou “Cidade dos Campos de Flores”.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Museu Clube da Esquina

Depoimento de: Helvius Vilela

Entrevistado por: Stela Tredice e Tatiana Dias

Local e data: Belo Horizonte, 24 de agosto de 2005

Realização Museu da Pessoa

Código do depoimento: MCE_HV024

Transcrito por: Léo Dias

P1- Helvius, eu queria que você começasse dizendo seu nome completo, local e data de nascimento:

R- Meu Nome é Helvius Vilela Borges, nasci em 26 de dezembro de 1941 em Belo Horizonte.

P1- O nome completo dos seus pais?

R- Otaviano Borges e Delci Vilela Borges.

P1 – Eu queria que você falasse um pouquinho da sua infância, como era sua casa, como era o bairro, a rua onde você morava.

R – Olha, eu nasci na casa do meu avô e na época eram ainda muitos filhos solteiros e mamãe, uma dos dois ou três casados que haviam ali e eu nasci lá. Mas logo logo a gente foi morar ali perto do grupo Afonso Pena, perto da Avenida João Pinheiro, mas por um período muito pequeno, acredito que por uns dois anos. Aí depois, voltamos pra esta casa onde eu nasci, que é na Rua Herval, na Serra, se eu não me engano esta casa está lá até hoje. Morei lá até os 11 anos. O período em que eu morei lá foi maravilhoso, porque a rua Herval era, no comecinho, nem calçada era, e a gente brincava, corria descalço, para cima e para baixo, éramos quatro irmãos, somos ainda, graças à Deus, quatro irmãos homens e mais alguns tios que moravam nesta casa. Era aquela casa antiga, pé direito alto, todo mundo um pouco apertado. Além do meu pai, da minha mãe e da gente, moravam mais três irmãos da minha mãe, solteiros. Os outros já estavam casados. Então era uma casa animada, tinha quintal, tinha bananeira, tinha criação de galinha, enfim, a Serra ainda era um bairro muito sossegado, eu morei lá até 1952 e o movimento se restringia mais à rua do Ouro, tanto que os ônibus passavam por ali e na rua Estevão Pinto, onde passava o bonde. Eu peguei muito bonde. Eu me lembro ainda hoje do primeiro ônibus Serra, porque...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Novelli Vague
Texto

Djair de Barros Silva

Novelli Vague
O Wagner é único
Vídeo Texto
Depoimento
Texto

Maurício Maestro

Depoimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.