Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

RELATOS DA VIDA DE SELMA DE MORAES PRADO

Esta história contém:

RELATOS DA VIDA DE SELMA DE MORAES PRADO

RELATOS DA VIDA DE SELMA MORAES PRADO

SUA INFÂNCIA EM CRUZ ALTA

Na cidade de Cruza Alta, no Rio Grande do Sul, a família Pires de Moraes espera pelo nascimento de uma criança. Seu pai um homem severo, rígido e trabalhador, aguardava ansioso por um menino, pois sua família era só de mulheres. Nasceu de parto normal, Selma a sexta filha do casal em uma simples e modesta casa de madeira.

Conta que sua irmã abaixo dela ficou com ciúmes e dizia que iria matar aquele gato...

O gato era dona Selma pequenina e chorona. Cresceram e foram grandes amigas. Em seis irmãs, morreram duas e ficaram quatro. Dona Selma tinha um carisma grande pelo pai e ele por ela, com isso ela conseguia tudo o que queria e suas irmãs ao contrário morriam de medo do pai.

Seu pai gostava muito de plantas, no quintal de sua casa era cheio de folhagem. Quem cuidava era seu pai. Um dia viajou a trabalho na construção de uma ferrovia e pediu que sua filha mais velha tomasse conta delas, havia formigas cortadeiras pelo quintal. Sua irmã noiva estava com a cabeça longe, só pensando no casamento, acabou esquecendo-se de passar o veneno, as formigas devoraram as plantas. Retornando da viagem seu pai ficou muito bravo. Lembra que sua irmã não gostou das bravuras de seu pai, tirou sua aliança e reclamou que mesmo noiva seu pai ainda queria mandar nela. Dona Selma era muito pequena, mas ainda lembra-se das palavras de seu pai e de sua irmã.

O seu nome, não teve uma história ou origem, naquela época não tinha muitos nomes para escolher, sua mãe gostou e colocou Selma, de batismo Selma Catarina, n o registro Selma de morais pires e de casada Selma de Moraes prado.

Na casa que morava tinha um enorme quintal e uma imensa árvore onde ela e suas irmãs subiam para construir casinhas e brincarem de bonecas. Também gostavam de brincar de amarelinha e de pular corda. Mas tinha um brinquedo que ela adorava chamado diabolo, parecido com o bilboquê.

Veio morar do lado de sua casa,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.