Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!

Esta história contém:

LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!

LIGIA, MAESTRINA DA VIDA!

ORIGENS

Do nome de uma heroína de radionovela surgiu a inspiração da menina Irany, que prometera que ao crescer e se casar daria o mesmo nome para sua primogênita. Em meados do início do século XX, as radionovelas desempenhavam uma importante função no que se diz respeito ao entretenimento e informação que narravam histórias literárias produzidas e divulgadas pela rádio.

Anos mais tarde o sonho se torna realidade e no dia dezenove de junho de mil novecentos e setenta, nasce Ligia Men Silva, a primeira filha do jovem casal Devanir e Irany, nesta época moravam em São Paulo mais precisamente na cidade de Santo André. O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC Paulista. Esta vila foi fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá da tribo dos Guaianases. Grande parte da população tem sua formação de origens portuguesa, indígena e africana, contando também com a descendência de imigrantes espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e alemães.

Depois dos primeiros cinco meses de vida Ligia mudou-se com sua família para cidade de Maringá, no Paraná, lá cresceu e viveram maravilhosos momentos com sua família. A cidade de Maringá é reconhecida pelos seus altos índices de qualidade de vida, preservando no perímetro urbano grande área de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Incluem ainda fragmentos menores como o Parque Cinquentenário, ou áreas de conservação de fundos de vale.

INFÂNCIA

Dona Irany era professora de música e o senhor Devanir trabalhava como vendedor autônomo, eles moravam bem próximos dos seus pais o que proporcionava um bom...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Professor por vocação
Texto

Edésio del Santoro

Professor por vocação
Teoria e prática
Vídeo Texto

Simone Pereira Assafin

Teoria e prática
Educação que abre novos caminhos
Vídeo Texto

Cintia Cardoso da Silva de Vasconcelos

Educação que abre novos caminhos
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.