Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de dezembro de 2004

Ciganos do petróleo.

Esta história contém:

Ciganos do petróleo.

Vídeo

Pedro Messias dos Santos nasceu em Aracaju no dia 29 de junho de 1956.

Eu entrei na Petrobras no dia 22 de novembro de 1976, aqui na UEPSEAL –Unidade de Produção de Sergipe e Alagoas, antigamente era RPNE – Região de Produção do Nordeste, em Aracaju. Fui direto para a equipe sísmica S27 que estava aqui em Divina Pastora, Sergipe. Existiam duas equipes de pesquisa de petróleo no país, era a S26 na Bahia e a S27 aqui em Sergipe, que vinham do Rio Grande do Norte e estavam começando a operar na pesquisa de petróleo em Sergipe, na área de Divina Pastora.

Meu trabalho era árduo. Quando eu entrei na Empresa, eu era auxiliar de apoio. A Empresa não tinha essa estrutura que tem hoje, era uma estrutura de acampamento, de alojamento. A gente vivia nas barracas igual cigano. Época árdua, de muita luta e muito trabalho. Não tinha essa estrutura todinha, a gente dormia em barraco de lona, comia no que tinha, as quentinhas vinham num saco plástico. Isso foi no início, em 1976. Foi mudando, depois foi chegando novos tempos, mudamos os tipos de barracas. A cama que a gente dormia não era nem beliche, era cama de ferro, com um colchonete em cima. Depois foi chegando trailer, foi mudando. Foi passando os tempos. Depois eu saí de auxiliar de apoio para auxiliar da equipe geofísica, passei para ajudante de sondador e terminei como operador de petróleo na equipe.

Tem várias histórias que a gente passou nesse país. Percorremos o país todo, só não estive na Amazônia. Tinha muita rotatividade pelo país. Às vezes, chamavam a gente de cigano porque mudávamos muito, tinham muitas atividades. Trabalhamos aqui, em Alagoas, na Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná e Fortaleza. O problema da equipe é que ela tinha aquela rotatividade. Trabalhamos em Alagoas toda, em Paripueira, São Miguel dos Milagres, São Miguel dos Campos, Coruripe. E também em várias cidades: Entre Rios, em Beira do Pombal, Inhambupe, Olindina. Estivemos em Antas, na...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Carlos Sant' Anna
Vídeo Texto

Carlos Sant' Anna

Carlos Sant' Anna
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.