Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: , 12 de junho de 1988

Pedalando para longe do terror

Esta história contém:

Pedalando para longe do terror
Fechar

Retrato de Jules Roger Sauer

Dados da imagem Retrato de Jules Roger Sauer

Imagem de:
Jules Roger Sauer

História:
Pedalando para longe do terror

Tipo:
Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Heranças e Lembranças

Depoimento de Jules Roger Sauer

Entrevistado por Karen Worcman e Evelyn

Rio de Janeiro, 12 de junho de 1988

Realização Museu da Pessoa

Entrevista HL_HV080

Revisado por Leonardo Sousa

P/2 – Muito bem, Senhor Sauer, eu vou lhe pedir seu nome, local de nascimento, cidade, país, data de nascimento, se a gente não for indiscreta, nome do pai, nome da mãe. Sua família. Número de irmãos. Isso em primeiro lugar.

R – Eu me chamo Jules Roger Sauer. E nasci em Mulhouse, no dia 21 de dezembro de 1921. E sou filho de André Sauer e de Mary Sauer. Eu tive uma irmã que se chamava Frieda. Perdi os pais durante a última guerra. Cheguei ao Brasil...

P/2 – Ham, ham. Ih! a gente quer saber muita coisa de lá ainda.

R – Tudo bem. Tudo bem.

P/2 – Aonde fica exatamente, isso é Alemanha?

R – Fica na Alsácia, na França.

P/2 – Ah, o senhor é... Na época que o senhor nasceu era França ou era Alemanha?

R – Até 1918 era Alemanha. E nasci em 1921, já era França.

P/2 – Ah, já era França. O seu pai e a sua mãe eram da mesma zona?

R – O meu pai não. Minha mãe, sim. Minha mãe nasceu em Nancy. Também na França. E meu pai é da Rússia. Mas meu pai, ele passou toda a juventude na Tchecoslováquia. Ele veio da Rússia muito cedo. Antes da primeira guerra mundial.

P/2 – Quer dizer que eles já vieram... já vinha fugindo de alguma coisa, digamos assim? Já vinha em busca de melhores oportunidades?

R – Não. O meu pai era do Partido Comunista, né. Ele era um político. Mas ele não se... Ele era primeiro... Ele era da Segunda Internacional. Então, não era da Terceira. O Lenin era da Terceira. Mas meu pai era um político ativo. E ele foi pra Tchecoslováquia porque não se deu com o movimento da Terceira Internacional. Ele era da parte de Kerensky. Que eram da Segunda Internacional, mas que para nós eram os verdadeiros comunistas. Para nós porque eu fui criado num ambiente totalmente político...

P/2 – Uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.