Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 10 de junho de 2022

O ouro do Jalapão

Esta história contém:

O ouro do Jalapão
Fechar

Artesanato no Jalapão

Dados da imagem Reportagem sobre o artesanato com capim-dourado derivado da região do Jalapão, retirada do Diário Tocantinense de 28 de fevereiro de 1998. Ela já tinha 12 anos de profissão nessa época.
As fotos publicadas na matéria são por volta de 24 anos atrás, quando o filho dela tinha 10 meses. As peças mostradas são as que elas confeccionaram no início, como bolsas. De lá pra cá, elas desenvolveram bastante o design e a criação das peças.
Ela guarda esse recorte de jornal para mostrar sua história às pessoas que vão ao seu ateliê. Ela vai morrer um dia, mas sua história não.
Na pequena foto embaixo, à direita, está sua irmã caçula, Laudeci, ela e seu filho.

Período:
Ano 1998

Imagem de:
Durvalina Ribeiro de Souza

História:
O ouro do Jalapão

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Documento

Palavras-chave:
reportagem, matéria, capim dourado, jalapão, diário tocantinense, jornal, recorte de jornal, trancado, artesã, artesanato, mulheres, família, mãe, filho

Reportagem sobre o artesanato com capim-dourado derivado da região do Jalapão, retirada do Diário Tocantinense de 28 de fevereiro de 1998. Ela já tinha 12 anos de profissão nessa época. As fotos publicadas na matéria são por volta de 24 anos atrás, quando o filho dela tinha 10 meses. As peças mostradas são as que elas confeccionaram no início, como bolsas. De lá pra cá, elas desenvolveram bastante o design e a criação das peças. Ela guarda esse recorte de jornal para mostrar sua história às pessoas que vão ao seu ateliê. Ela vai morrer um dia, mas sua história não. Na pequena foto embaixo, à direita, está sua irmã caçula, Laudeci, ela e seu filho.

Capim-dourado nas passarelas

Dados da imagem Reportagem intitulada “Luxo que vem da comunidade, fruto de batalha e orgulho regional” sobre a tradição tocantinense do artesanato com capim-dourado e babaçu, atingindo as passarelas dos desfiles de moda. Na direita, há uma foto de Durvalina e sua irmã caçula, Laudeci, no ateliê dela, com as peças amostradas no quadro negro.

Reportagem intitulada “Luxo que vem da comunidade, fruto de batalha e orgulho regional” sobre a tradição tocantinense do artesanato com capim-dourado e babaçu, atingindo as passarelas dos desfiles de moda. Na direita, há uma foto de Durvalina e sua irmã caçula, Laudeci, no ateliê dela, com as peças amostradas no quadro negro.

Família de Durvalina

Dados da imagem Durvalina com seus pais, em frente a casa deles. Ela estava lá a passeio e no dia de ir embora, eles tiraram essa fotografia juntos.
Seu pai, seu Jacó, era pequenininho, mas era um grande homem, de muita responsabilidade. Ele era muito querido pela comunidade e deixou muita saudade. Infelizmente, ele faleceu há muitos anos, mas sua mãe ainda mora na mesma casa.
Da esquerda para a direita: Alzira (mãe), Durvalina e Jaconias (pai).

Período:
Ano 2010

Local:
Brasil / Tocantins / São Félix Do Tocantins

Imagem de:
Durvalina Ribeiro de Souza

História:
O ouro do Jalapão

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
família, pai, mãe, pais, filha, amor, carinho, abraço

Durvalina com seus pais, em frente a casa deles. Ela estava lá a passeio e no dia de ir embora, eles tiraram essa fotografia juntos. Seu pai, seu Jacó, era pequenininho, mas era um grande homem, de muita responsabilidade. Ele era muito querido pela comunidade e deixou muita saudade. Infelizmente, ele faleceu há muitos anos, mas sua mãe ainda mora na mesma casa. Da esquerda para a direita: Alzira (mãe), Durvalina e Jaconias (pai).

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.