Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Marina Moura Peixoto, Artista de todos os tempos

Esta história contém:

Marina Moura Peixoto, Artista de todos os tempos

Vídeo

Marina Moura Peixoto chegou a ser comparada artisticamente a Magdalena Tagliaferro, a lendária e genial pianista brasileira. Menina prodígio, vocação e talento nato para a arte musical, assombrou plateias em todo o País – com pouco mais de três anos já dava recitais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional de Música e na Associação dos Empregados do Comércio. Muito apropriadamente, à época, a mídia a chamava de “a pianista minúscula”, maneira encontrada para referendar sua grandeza musical com tão pouca idade. Um feito, aliás, comparável ao de Mozart, que, aos quatro anos começou a dedilhar suas primeiras grandes obras. E também Isaac Albéniz, que muito precocemente apresentou-se em público. Nascida Marina Quartin de Moura, em 27 de março de 1917, na Rua Lúcio de Mendonça, nº 30, na Tijuca, bairro nobre da zona norte do Rio de Janeiro, filha do capitão farmacêutico do Exército Eduardo José de Moura Filho, mineiro de Mariana, e da carioca Carmen Quartin Pinto de Moura, aos 17 anos ela já era consagrada pianista, com excursões em várias capitais nordestinas – Maceió, João Pessoa e Aracaju foram algumas incluídas em seu “tour” artístico. Em todas, sempre acompanhada de familiares - seu pai e os irmãos Mário e Gastão.

O RECONHECIMENTO IMEDIATO DO TALENTO

A propósito de suas apresentações, Zoroastro G. Figueiredo assim se referiu a ela em sua coluna de “A Tarde”, na Bahia, em agosto de 1934: “Nasceu lírica e as suas mãos, apaixonadas como sua alma, evocam, quais bailarinas místicas, ritmos polifônicos, esplendorosos e sublimes, grandiosos de pequenos infinitos de beleza e de emoção”. Outro entusiasta da obra de Marina foi L. Lavenére. Em sua coluna de “A Gazeta de Alagoas”, de 3 de agosto de 1935, ele assim registrou a passagem da pianista por Maceió: “Ficamos surpreendidos de sua virtuosidade, do seu elevado sentimento na interpretação de compositores de gêneros...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um propósito muito bem-sucedido
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Marina Vaz da Costa Vianna

"Eu só acredito nas mães"
Por muitos mares
Vídeo Texto

Amyr Khan Klink

Por muitos mares
Entre véus e vestidos!
Vídeo Texto

Marina Lambertini

Entre véus e vestidos!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.