Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Marina Moura Peixoto, Artista de Todos Nós

Esta história contém:

Marina Moura Peixoto, Artista de Todos Nós

Vídeo

“É cediço afirmar-se que a mulher não tem propensão para compor músicas. Costuma contarem-se nos dedos os nomes das mulheres compositoras. E a muita gente se afigura que nenhuma houve de real mérito. Será verdadeira a assertiva? Terão as mulheres ojeriza à criação musical (...)?”

Marina Moura Peixoto foi uma mulher à frente do seu tempo. Saiu em defesa da mulher na arte musical quando o movimento feminista ainda engatinhava no País. Em dois artigos virulentos, mas sem jamais perder a ternura, estampados em 1957 no “Diário de Notícias”, passeou pela História lembrando as grandes compositoras que marcaram época. Ressaltou o preconceito que atingia então o considerado sexo frágil, alfinetando, com firmeza, em seu texto: “É voz geral que não temos queda para a composição, motivo porque dificilmente os programas musicais aludem à mulher criadora”. Pianista carioca que encantou o Brasil, Marina Moura Peixoto (1917 – 1975) relembrou o “desprezo público” que sempre cercou as mulheres compositoras, destacando a inglesa Ethel Smyth entre aquelas pioneiras que escreveram música toda a vida, lutando por conseguir para as criadoras musicais um lugar ao sol, equiparando-a, no particular, ao sexo masculino.

A PIONEIRA SANTA CECÍLIA

Marina, dotada de cultura e competência musical invulgar – aos três anos e meio já surpreendia plateias dedilhando as primeiras notas ao piano – pesquisou livros para situar Santa Cecília, há quase dois mil anos, entre as primeiras compositoras de todo o mundo. “Dizem que só em música a Deus se dirigia... E se nenhum documento comprobatório tenha sido exibido em favor dessa atividade, é incontestável que dela fizeram a padroeira da música” – contou no primeiro artigo sobre a mulher na composição musical, em 22 de setembro de 1957, publicado no “Diário de Notícias”, um dos mais importantes do Rio de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um propósito muito bem-sucedido
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Marina Vaz da Costa Vianna

"Eu só acredito nas mães"
Por muitos mares
Vídeo Texto

Amyr Khan Klink

Por muitos mares
Entre véus e vestidos!
Vídeo Texto

Marina Lambertini

Entre véus e vestidos!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.