Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

MÃE: CORAÇÃO E CORAGEM.

Introdução:

Ao traçar estas linhas, eu me lembro carinhosamente de minha querida e saudosa mãe! Amiga, companheira, amorosa, dedicada, firme! Muitas vezes dura, em sua luta para me tornar o homem que sou hoje, não só cronologicamente, mas especialmente mental e espiritualmente! Não fosse por ela, eu não poderia hoje contar esta história, mesmo que estivesse ainda vivo! Portanto, mais do que nunca, dedico esta narrativa a ela com todo o meu amor, carinho e gratidão. Lamento não ter escrito antes do seu falecimento! Ao menos posso deixar o registro deste episódio, o qual só reforça o legado desta grande mulher! Não apenas para a família, mas a quem interessar possa, neste Dia das Mães de 12 de maio de 2.025!

Há quase 64 anos, eu nasci, na cidade do Rio de Janeiro, antigo estado da Guanabara! Vim ao mundo, antes do tempo! Mais precisamente, de sete meses! Prematuro e abaixo do peso! Fui colocado em uma incubadeira! Fraco, adoentado! O médico pediatra me deu horas de vida! Minha pobre mãe desesperou-se! No entanto, sua melhor amiga, a qual veio a se tornar minha amada madrinha disse, resolutamente: - “O menino vai viver!”

E eu, indubitavelmente sobrevivi! No entanto, em meio a esta luta pela vida, acabei adquirindo uma infecção hospitalar! Como resultado, o lado esquerdo do meu cérebro foi afetado! A saber: minha visão ficou comprometida e também minha coordenação motora! Não me recordo se estas contingências dificultaram o desenvolvimento de minha fala.

À medida que fui crescendo, a deficiência visual se acentuava e na idade de sete anos comecei a usar óculos de grau para miopia e astigmatismo! Quando mais novo, minha mãe percebeu que meu tato também era deficitário! Mesmo que eu me cortasse, não chorava, pois praticamente, não sentia dor! Meus movimentos, ao me locomover eram meio descoordenados, minha postura e expressão facial sugeriam a desavisados(as), alguma...

Continuar leitura
Palavras-chave: amor, determinação, coragem
Fechar

Minha mãe, eu e minha irmã

Dados da imagem Eu era muito pequeno na época e só sei que estávamos em algum lugar no Rio de Janeiro dos anos 60.

Período:
Ano 60

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:

História:
MÃE: CORAÇÃO E CORAGEM.

Eu era muito pequeno na época e só sei que estávamos em algum lugar no Rio de Janeiro dos anos 60.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida de luta
Texto

Clarisse Diniz e Paiva

Uma vida de luta
Movido a paixões
Vídeo Texto

Antônio Leandro Ribeiro

Movido a paixões
Em terras além mar
Texto

Clarisse Diniz e Paiva

Em terras além mar
Todos nós precisamos de amor
Vídeo Texto

Andreia Aparecida Evangelista

Todos nós precisamos de amor
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.