Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mário Carminatti
Por: Museu da Pessoa, 26 de março de 2007

"Quebra-cabeça diário."

Esta história contém:

"Quebra-cabeça diário."

Vídeo

Mário Carminatti, gaúcho de Estrela, eu nasci em 25 de maio de 1954. Sou geólogo, com PhD em Estratigrafia, pela Universidade de Parma, na Itália. Eu me formei pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, em 1977. Ingressei na Petrobras no início de 1978, em Belém do Pará. Minha atividade era de geólogo de campo, cuidando das bacias paleozóicas do Amazonas e Solimões, e da parte marítima, desde a plataforma do Maranhão até Cassiporé, na fronteira norte do Brasil. Foi meu primeiro trabalho. Na época em que ingressei, a Petrobras passava por uma transformação dos modelos geológicos. Começava-se a discutir a sedimentação das águas profundas. Águas profundas, em 1978, eram de 200 a 400 metros; hoje estamos explorando acima de 2 mil, 2.500 metros de lâmina d’água. Eu já me interessava por essa sedimentação, por esses modelos geológicos. E coincidiu de a Petrobras aos poucos concentrar atividade exploratória, antes bastante espalhada pelo Brasil, nas bacias paleozóicas em terra, notadamente a bacia do Solimões e toda margem equatorial. Essa atividade foi se concentrando na área marítima e, notadamente, para a Bacia de Campos, onde começavam a aparecer os primeiros sucessos exploratórios. Eu era muito novo, quase sem nenhuma experiência de campo, fui selecionado pelos meus superiores para trabalhar na interpretação da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, aqui no Edise. Na verdade, um leigo precisa compreender o seguinte: tira-se o petróleo de rochas reservatórias, que tem uma porosidade e permeabilidade. O petróleo ali acumulado é extraído. Na metade dos anos 70 começava no mundo um movimento científico que mostrava que além dos deltas – quando o rio chega na praia formam-se os deltas – chegavam sedimentos arenosos que poderiam formar rochas reservatórias. A Petrobras acreditou nisso e começou a montar uma equipe, que aos poucos foi se especializando nesse tipo de sistema deposicional e na...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Carlos Sant' Anna
Vídeo Texto

Carlos Sant' Anna

Carlos Sant' Anna
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.