Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 22 de março de 2007

Márcio Baroukel de Souza Braga

Esta história contém:

Márcio Baroukel de Souza Braga

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu me chamo Márcio Baroukel de Souza Braga, sou carioca de nascimento, nasci em Copacabana e tenho 70 anos de idade. FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA Eu sou formado em direito e sou tabelião na cidade do Rio de Janeiro, há 50 anos. Eu fui um bom atleta, não vou te dizer que fui um excelente atleta, mas sou um bom desportista. Eu convivo com a legislação desportiva formalmente, desde fevereiro de 1963, quando fui nomeado juiz-auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da então Confederação Brasileira de Desportos. Desde então, fiquei no Superior Tribunal durante 13 anos e fui deputado federal, deputado constituinte; sou autor do decreto que criou a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados; sou autor do texto constitucional relativo ao desporto; fui secretário estadual de esportes, fui secretario nacional de esportes e fui oito vezes presidente do Flamengo. Eu fico lá um período, saio, depois volto, fico outro período, volto... Nos últimos 30 anos, eu fui seis vezes presidente do Conselho Diretor do Flamengo e duas vezes presidente do Conselho Deliberativo. Essa é a minha vida, tabelião de um lado, eu vivo do meu tabelionato há 50 anos, e o meu hobby é o Flamengo, é trabalhar pela minha instituição, pelo meu clube. INFÂNCIA RUBRO-NEGRA Vovó costumava dizer que antes de dizer papai e mamãe, eu disse “mengo”. Eu sou flamengo desde pequeno. Vamos nos alongar um pouco nessa resposta: eu morei um grande período, desde pequeno, no Posto 6, em Copacabana com minha avó, principalmente. Mamãe se casou novamente, foi morar em Buenos Aires e eu ficava mais com a vovó. Dali do Posto 6 nós saíamos, pegávamos o bonde, íamos até o Bar 20, em Ipanema, saltávamos do bonde, atravessávamos a Favela do Pinto – não existia o Leblon, aquilo era um grande areal, ali a Lagoa – para ver o Flamengo jogar. Eu era muito, muito guri, mas me lembro do tri-campeonato do...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Propulsora, transformadora e corajosa
Vídeo Texto
Oportunidade de se transformar
Vídeo Texto

Luis Felipe Miranda

Oportunidade de se transformar
Paixão pelo Carnaval
Vídeo Texto

Claudio Pedro Barbosa Adão

Paixão pelo Carnaval
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.