Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu sou a Rita Castanheira, uma mulher que o luto transformou em escritora.

Em maio de 2020 atravessei o sentimento de luto, uma amiga muito amada precisou retornar a Pátria Espiritual. Em plena pandemia, em casa, sem trabalho, contando com o suporte emocional do meu esposo e de dois amigos, enfrentava este sombrio sentimento. Foi através de uma iniciativa do poder público municipal de Osório que a dor virou arte. Participei de um concurso de Mini Contos sem pretensão alguma, com minha obra fui destaque. O pequeno conto descrevia de forma hipotética os últimos dias de Tati, assim consegui me despedir de sua matéria e me aproximar ainda mais de seu espírito.

Depois deste concurso nunca mais parei! Me destaquei em outros concursos literários, em 2021 participei de 5 obras coletivas e atualmente, estou escrevendo um livro de h

História Local.

O luto é um processo dolorido e necessário, difícil de resignificar, porém.

O luto se transformou em arte, eu encontrei na escrita o atalho para seguir...

Palavras-chave: luto, resignificar

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Conexões Cósmicas
Vídeo Texto

Aryel Veríssimo

Conexões Cósmicas
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Um destemido que queria aprender
Vídeo Texto

Roberto de Jesus (Beto de Jesus)

Um destemido que queria aprender
O que importa é o outro
Vídeo Texto

Cristiano Burlan da Silva

O que importa é o outro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.