Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Carvalho
Por: Museu da Pessoa, 2 de julho de 2008

Pescando, vendo a lua, vendo o mar e as estrelas...

Esta história contém:

Pescando, vendo a lua, vendo o mar e as estrelas...

Vídeo

Luiz Carvalho. Nasci no Rio de Janeiro em 16 do 4 [abril] de 1949. Entrei [na Petrobrás], se não me engano, dia 26 de outubro de 1980. Nessa época, eu trabalhava na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, no Metrô. Aí uns colegas, divulgação nos jornais, comentários, falavam: “Vamos entrar na Petrobras.” E era o eu sonho, realmente. Eu vim de muitas firmas estrangeiras e falei: “Eu vou entrar pra Petrobras que é nacional, é uma firma que tem um maior porte, mais estabilidade, um emprego estável.” Aí um pessoal viu no jornal, me comunicaram e viemos num grupo de umas cinco a seis pessoas pra fazer concurso em Macaé. Fomos do Rio pra Macaé, fizemos o concurso, pernoitamos do lado de fora, no sereno, eu e mais uns quatro ou cinco companheiros. Eu passei num dos primeiros lugares; eu e mais uns dois, e os outros, infelizmente, não passaram. Entrei. Fui chamado diversas vezes, recusei, porque me interessava trabalhar em alto mar, não em terra. Porque eu já trabalhava e o salário da Petrobras, na época, era compatível com o salário que eu estava ganhando no Metrô. Então, eu saí de um emprego em que eu já estava seguro e ir pra outro começar... Ficava na dúvida e eu falei: “Na dúvida eu não vou.” E recusei diversas vezes.

Na terceira vez, o chefe do Diman [Divisão de Manutenção] - hoje a nomenclatura mudou, não sei como chama agora, porque eu estou aposentado - aí me chamou, pela terceira vez e me deu um ultimato: se eu não aceitasse trabalhar em terra com eles, eu seria excluído do quadro da Petrobras, de funcionários. Eu falei: “Bom, o negócio é o seguinte, fica a critério do senhor. O senhor é quem sabe. O meu objetivo é trabalhar na Petrobras, ter maior conhecimento, expansão profissional.” Daí, expliquei tudo, convenci o engenheiro a me aceitar. Nessa época, tinha acontecido em 7 de setembro, um acidente no PP Moraes; um acidente na torre que ancorava o navio. Eu não podia entrar no navio porque...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

"Aprendizado ao vivo."
Vídeo Texto

Giuseppe Bacoccoli

"Aprendizado ao vivo."
Expedições sísmicas
Vídeo Texto

Osvaldo de Oliveira Duarte

Expedições sísmicas
Zephyrino Laverene Machado Filho
Vídeo Texto

Zephyrino Laverene Machado Filho

Zephyrino Laverene Machado Filho
Minha vida é Petrobras
Vídeo Texto

Artur de Oliveira

Minha vida é Petrobras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.