Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

“Lá onde a neve cai” (Uma lembrança de 2015)

Ao meu lado minha sobrinha Natalie, a filha da minha cunhada Mércia, que nasceu na Alemanha em 1995. Em seus braços, Luiz Sebastião, seu filho de 14 meses. Ao redor, a família residente na Alemanha. Num frio que rumava para zero grau à noite. Noite de Natal, que na Alemanha se comemora até o dia 26 de dezembro. Junto com eles, estamos nós: Graça e eu, que chegáramos no dia 25.12, depois de termos saído de Natal – nossa cidade – no dia 24, vendo todo clima natalino mundo afora.

Inúmeros motivos e sentimentos rodeavam as pessoas que vimos pelos aeroportos de São Gonçalo, Guarulhos e Frankfurt. Inclusive da aeromoça que lanchava na Pizza Hut de São Gonçalo, e durante todo o voo esboçava uma felicidade e um prazer imensos no atendimento aos passageiros e na despedida, em Cumbica. Depois, na sala de espera, vimos de tudo que lembrava o período, inclusive um passageiro que tentava passar-se por Papai Noel, ou era o próprio disfarçado somente com um gorro vermelho de borda branca.

Às 22:00 horas embarcamos para Frankfurt. No belo B777, o pensamento era na reunião de Natal que a família fazia naquele mesmo horário. Uma distância/ausência meio compensada pelo almoço de Natal antecipado do dia 20, que Firmino Neto chamou de Natal fora de época. Pelo telefone e internet chegavam fotos das confraternizações. E seguíamos nossa viagem, num trecho de onze horas de voo, para chegarmos ao destino às 13:00 horas do dia 25.12.2015.

Em meio às nuvens densas que ultrapassávamos sobre o oceano Atlântico, vinham lembranças remotas do tempo em que lá no alto sertão nem sabia o que falavam sobre Papai Noel. Do primeiro presente que ganhei no Natal, lá pelos anos 60, um pequeno e belo dominó verde, dado pela minha prima Socorro. Vem daquele mesmo tempo a recordação do gosto do incomparável chocolate Laka branco. Coisas do tempo em que o consumismo ainda não era tão...

Continuar leitura
Palavras-chave: natal, memorianatal

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um Natal Memorável.
Texto
UM PRESENTE DE DEUS
Texto

Helena da Rosa

UM PRESENTE DE DEUS
A Kombi do Natal
Texto

Nailson Guimaraes

A Kombi do Natal
Histórias do Natal
Texto

Maria Cristina Hennes

Histórias do Natal

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.