Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

"A minha vida toda foi dedicada à Petrobras"

Esta história contém:

"A minha vida toda foi dedicada à Petrobras"

Vídeo

Meu nome é José Francisco Barreto Sobral. Nasci em Aracaju, Sergipe, em 7 de agosto de 1931.

Entrei na Petrobras em abril de 1956. Ela tinha um ano e pouco de operação. Naquela época, 1955, o Brasil tinha poucas escolas ligadas às Ciências Naturais. Tinha a Escola de Minas de Ouro Preto, onde me formei, a de São Paulo e a do Rio Grande do Sul. Devia ter uns 30 engenheiros de minas, porque nem a profissão de geólogo existia naquela época; ela foi regulamentada em 1960. A Empresa resolveu convocar as universidades e nós fomos procurados lá em Ouro Preto. Da minha turma de 24, três resolveram ir. Hoje os três estão aposentados, mas todos fizeram carreira como geólogo, como engenheiro. Na época, ficamos fascinados pela dimensão e os objetivos da Petrobras. Eu já a conhecia desde 1954, pouco depois que ela foi criada, eu tinha um bom relacionamento no mundo mineral brasileiro. Foi questão do destino. Fui para lá e minha vida toda foi dedicada à Petrobras, até eu me aposentar em 1990. Ingressei, como falei, em 1956, passei ligeiramente aqui na Bahia, uns 30 dias, e tive a aventura de participar de um grande mapeamento geológico da Bacia do Amazonas, que ia do Pará ao Acre. Eram 14 geólogos, dos quais 12 estrangeiros. Você vê que a Petrobras teve de convocar um grande número de profissionais do exterior: Estados Unidos, Canadá, australianos, alemães. Eu passei a conviver com esse pessoal, e tive uma grande experiência de vida.

Passei 2 anos trabalhando em geologia de superfície, no Acre, Amazonas, Pará, Amapá, e adquiri uma grande experiência não só profissional, como também de vida. Naquela imensa Floresta Amazônica, a gente se sente feito uns pequenos lá no meio. Aprendi muito. Peguei malária, para variar. Tive a aventura - tenho até várias fotografias dessa época - de trabalhar em Nova Olinda, na época a descoberta de petróleo. Então a Petrobrás me mandou para os Estados Unidos. Na época, ainda não tinha esse...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

"A gente só pode vencer."
Vídeo Texto

Décio Fabrício Oddone da Costa

"A gente só pode vencer."
Lincoln Rumenos Guardado
Vídeo Texto

Lincoln Rumenos Guardado

Lincoln Rumenos Guardado
Expedições sísmicas
Vídeo Texto

Osvaldo de Oliveira Duarte

Expedições sísmicas
Minha vida é Petrobras
Vídeo Texto

Artur de Oliveira

Minha vida é Petrobras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.