Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

José Coriolano de Sousa Lima (POETA)

Esta história contém:

José Coriolano de Sousa Lima (POETA)

José Coriolano de Sousa Lima (1829 - 1869) Nasceu na antiga Vila Príncipe Imperial, atual cidade de Crateús no Ceará. Foi político, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, sendo Deputado Provincial por duas legislaturas. Foi, também, Promotor Público em Piracuruca/PI, Juiz de Direito em Pastos Bons/MA e jornalista, tendo suas produções veiculadas na imprensa das capitais Recife/PE e Teresina/PI. É patrono da cadeira Nº 8 da Academia Piauiense de Letras (APL). Poeta, criador de mais de 250 poesias de altíssimo valor estético, lírico e literário, foi autor das obras O Touro Fusco (1859) e Impressões e Gemidos (1870). Fundador-patrono da literatura piauiense, é considerado “Príncipe dos Poetas” naquele estado. Na Faculdade de Direito de Recife/PE, inspirou e foi inspirado pelo amigo baiano e poeta antiescravagista Castro Alves. Seus restos mortais jazem juntamente com os da sua amada Maria Cisalpina Correia Lima em urna funerária da Igreja Matriz de Crateús nos confins do Sertão do Ceará.

Palavras-chave: josé coriolano poeta

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O barbudo que grita
Vídeo Texto

Daniel Minchoni

O barbudo que grita
Cartas manuscritas têm mais sabor
Vídeo Texto

Manoel Moreira Junior

Cartas manuscritas têm mais sabor
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.