Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Histórias de um mestre-cervejeiro

Esta história contém:

Histórias de um mestre-cervejeiro

Vídeo

Identificação

Meu nome é Manuel Joaquim Leiras Fernandes. Nasci em 19 de outubro de 1958, em Barcelos, Portugal.

Ingresso na empresa

Ingressei na Companhia há muito tempo atrás em 1977, junho de 1977 pra ser mais preciso. Meu pai já trabalhava na Companhia há muito tempo. Naquela época ainda se trabalhava parentes que é da antiga Brahma. E aí a gente fazia uma provinha de integração na realidade e passei na prova e fui admitido na Companhia. Entrei na filial Rio de Janeiro, que era da Companhia Cervejaria Brahma, na Marquês de Sapucaí. Entrei como escrevente apontador na oficina elétrica. Eu fiquei trabalhando na oficina elétrica dois meses. Como o meu pai também trabalhava na elétrica poderia trabalhar parente, mas não poderia trabalhar na mesma área. Dois meses depois na realidade não era estágio, como é que a gente diz? Experiência. Eram três meses e eu passei pra uma área chamada apropriação e custos ali eu tive uma trajetória fiquei quase dez anos na apropriação e custos passei pra escrevente apontador pra auxiliar de escritório e escriturário. Depois de uns 10 anos, em 1988, praticamente 11 anos, eu passei pra aprendiz de cervejeiro aí fiz um estágio de quatro anos de cervejeiro em 1992 eu fiz um curso de formação em Curitiba e passei a ser cervejeiro e hoje eu sou um supervisor de processos na nova filial Rio. Aí em 1997 a nossa fábrica estava fechando e eu fui transferido pra fábrica de Jacarepaguá em Campo Grande, pra nova filial Rio de Janeiro. Hoje estou na Nova Rio. Eu chamo de Nova Rio, mas é filial Rio de Janeiro. Não existe mais essa função cervejeiro prático. Eu era um cervejeiro prático hoje eu estou como um supervisor fabril. Estou há 29 anos na Companhia. Fiz agora em 20 de junho.

O trabalho de cervejeiro

Era excelente o dia a dia. Era um ambiente agradável: primeiro quando a fábrica era pequena, um processo totalmente artesanal, mesmo antes na área numa divisão sem ser da de cervejaria...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Histórias de um mestre-cervejeiro
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um recado aos mestres-cervejeiros
Texto
A cervejaria como profissão
Vídeo Texto
A alquimia da cerveja
Texto

Luciano Renato Horn

A alquimia da cerveja
Os desfiles da Brahma
Vídeo Texto

Fernando Roberto Marinho de Souza

Os desfiles da Brahma
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.