Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Os desfiles da Brahma

Esta história contém:

Os desfiles da Brahma

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome é Fernando Roberto Marinho de Souza. Eu nasci em 12/12/1943, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

INFÂNCIA Primeira infância Eu nasci aqui, só não me criei aqui. Eu saí daqui com a idade de oito meses mais ou menos.

TRABALHO Ingresso na empresa/Trajetória profissional Olha, eu trabalhava com táxi, era taxista. E uma certa noite o carro quebrou, eu passei a noite todinha na estrada, e eu digo: “Eu vou sair dessa vida e procurar emprego”. E fui informado por um ex-funcionário da Companhia, já falecido, de que a Brahma estava pegando gente, hoje AmBev. Então eu vim aqui, no outro dia comecei a trabalhar. Isso foi a sete de julho de 1964. Só que nós tínhamos um período avulso, e eu fui registrado no dia sete de outubro de 1964. A Brahma foi inaugurada no dia 14 de dezembro de 1964. Eu já era funcionário, trabalhava no Setor de Fabricação, na época era Setor de Ensilagem e Sedimento de Matéria Prima. Eu trabalhava justamente com ensilagem. Logo depois eu comecei, eu só tinha o primeiro grau incompleto. E com o incentivo do pessoal da gerência do meu setor eu voltei a estudar, fiz primeiro grau, fiz o segundo, e depois passei para o quadro Fiscalização Técnica, que depois mudou pra Auxiliar de Fábrica. Passei alguns anos como Auxiliar de Fábrica, depois passei a encarregado do setor de fabricação, especialmente de cozimento, e em seguida fui pra escola em Curitiba fazer o curso de Cervejeiro Prático e me aposentei como Cervejeiro Prático. Eu entrei como Servente, com uma vassoura varrendo o prédio da fabricação. Saí como Mestre Cervejeiro. Trabalhei 26 anos na Companhia.

MUNDO DO TRABALHO Cotidiano de trabalho Bom, eu era responsável praticamente por todos os setores da área de produção. Acompanhava o serviço do pessoal de fermentação, adega de maturação, adega de filtração, ensilagem, tratamento de água, tratamento...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P – Bom dia, Sr. Fernando.

R – Bom dia.

P – O senhor poderia falar o seu nome completo, data e local de nascimento?

R – Meu nome é Fernando Roberto Marinho de Souza. Eu nasci a 12/12/1943 na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

P – O senhor nasceu aqui mesmo?

R – Eu nasci aqui, só não me criei aqui.

P – Ah, o senhor foi pra outro lugar.

R – Eu saí daqui com a idade de oito meses mais ou menos.

P – Ah. E quando que o senhor entrou na Brahma?

R – Olha, eu trabalhava com táxi, era taxista. E uma certa noite o carro quebrou, eu passei a noite todinha na estrada, e eu digo: “Eu vou sair dessa vida e procurar emprego”. E fui informado por um ex-funcionário da companhia, já falecido, de que a Brahma estava pegando gente, hoje AmBev. Então eu vim aqui, no outro dia comecei a trabalhar. Isso foi a 7 de julho de 1964. Só que nós tínhamos um período avulso, e eu fui registrado no dia 7 de outubro de 1964.

P – Logo que a filial da Brahma abriu? Foi logo que ela inaugurou?

R – É, só que não estava inaugurada ainda.

P – Estava construindo?

R – A Brahma foi inaugurada no dia 14 de dezembro de 1964. Eu já era funcionário, trabalhava no Setor de Fabricação, na época era Setor de Ensilagem e Sedimento (?) de Matéria Prima. Eu trabalhava justamente com ensilagem. Logo depois eu comecei, eu só tinha o primeiro grau incompleto. E com o incentivo do pessoal da gerência do meu setor eu voltei a estudar, fiz primeiro grau, fiz o segundo, e depois passei para o quadro Fiscalização Técnica, que depois mudou pra Auxiliar de Fábrica. Passei alguns anos como Auxiliar de Fábrica, depois passei a encarregado do setor de fabricação, especialmente de cozimento, e em seguida fui pra escola em Curitiba fazer o curso de Cervejeiro Prático e me aposentei como Cervejeiro Prático.

P – O senhor se aposentou como? Qual era o seu cargo?

R – Eu entrei como Servente, com uma vassoura varrendo o prédio da...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Criador de novas eras
Vídeo Texto
Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH
Vídeo Texto

José Luiz Lourenço

Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH
Os caminhos da superação
Vídeo Texto

Sophia Bisilliat

Os caminhos da superação
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.