Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Alberto Silva
Por: Museu da Pessoa, 25 de novembro de 2003

A cervejaria como profissão

Esta história contém:

A cervejaria como profissão

Vídeo

Meu nome é Alberto José da Silva. Nasci em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1951. Eu moro em São Paulo desde de que nós fomos transferidos da AC do Rio de Janeiro, aqui pra São Paulo, em setembro, outubro de 1994. Trajetória profissional Hoje eu sou Gerente de Projetos Especiais dentro da Diretoria Industrial. Eu estou envolvido principalmente com os novos negócios da companhia, ou seja, aquisições no exterior e projetos internos aqui no Brasil, de forma que não são projetos rotineiros, por isso são chamados de projetos especiais. Eu trabalhei durante muito tempo com refrigerantes dentro da Diretoria Industrial, então eu sou mais conhecido como uma pessoa de refrigerante durante estes 29 anos que estou aqui na companhia. Ingresso na empresa Eu era estudante de engenharia química. Eu fiz parte do primeiro grupo de profissionais que não eram formados na Alemanha como cervejeiros. A maioria das pessoas daquela época, praticamente 100%, na época de Brahma, era formada na Alemanha. Eu não falo alemão, então eu fiz parte do primeiro grupo que foi pros EUA estudar tecnologia cervejeira.

PROFISSÃO/ TRABALHO

Eu me considero um mestre cervejeiro. Eu trabalhei uns 5 ou 6 anos com cervejas, como cervejeiro mesmo, depois eu migrei para a área de concentrados para refrigerantes. Hoje estou na área de projetos. O mestre cervejeiro é responsável por todo o processo de tecnologia de fabricação de cervejas. Ele se prepara, faz um curso de especialização depois da faculdade e, dentro de uma planta de uma fábrica de cervejas, ele é responsável por toda a parte do processo: desde a entrada da matéria-prima até o ponto da cerveja pronta estar pronta, filtrada e preparada para o envasamento, em garrafas, latas, ou barris. A formação de cervejeiro, primeiro de engenheiro, depois como cervejeiro, é muita ampla e te dá a possibilidade de ter uma visibilidade de todo o processo produtivo. E, logicamente,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P: Boa tarde Alberto, obrigada por você ter vindo. Vamos dar início ao nosso bate-papo, com você falando seu nome, data e local de nascimento.

R: Está ok, meu nome é Alberto José da Silva, nasci em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 6 de agosto de 1951.

P: Alberto, você mora em São Paulo há quanto tempo?

R: Moro em São Paulo desde de quando nós fomos transferidos da AC do Rio de Janeiro, aqui pra São Paulo, em setembro, outubro de 1994.

P: A sua função na companhia qual é?

R: Hoje, eu sou gerente de projetos especiais dentro da diretoria industrial.

P: O que é um gerente de projetos especiais?

R: Eu estou envolvido principalmente com os novos negócios da companhia, ou seja, aquisições no exterior, projetos internos aqui no Brasil, de forma que não são projetos rotineiros, então chamam de projetos especiais. Eu, durante bastante tempo, trabalhei com refrigerantes dentro da diretoria industrial, então eu sou mais conhecido como uma pessoa de refrigerante durante este tempo todo aqui na companhia.

P: Você está há quantos anos aqui?

R: 29 anos.

P: E como você entrou aqui na companhia?

R: Eu era estudante de engenharia química, eu fiz parte do primeiro grupo de profissionais que não eram formados na Alemanha como cervejeiros, a maioria das pessoas daquela época, praticamente 100%, na época de Brahma, era formada na Alemanha. Eu não falo alemão, então eu fiz parte do primeiro grupo que foi pros EUA estudar tecnologia cervejeira.

P: O que é um mestre cervejeiro, você é um mestre cervejeiro?

R: Sim, eu me considero um mestre cervejeiro, apesar de que eu tenha trabalhado uns cinco ou seis anos com cervejas, diretamente no processo, como cervejeiro mesmo, depois eu migrei para a área de concentrados para refrigerantes, depois pra refrigerantes durante bastante tempo e hoje eu estou na área de projetos.

P: Você podia me contar o que é um mestre cervejeiro, o que ele faz?

R: O mestre cervejeiro ele é encarregado,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um recado aos mestres-cervejeiros
Texto
Histórias de um mestre-cervejeiro
Vídeo Texto

Manuel Joaquim Leiras Fernandes

Histórias de um mestre-cervejeiro
A alquimia da cerveja
Texto

Luciano Renato Horn

A alquimia da cerveja
Os desfiles da Brahma
Vídeo Texto

Fernando Roberto Marinho de Souza

Os desfiles da Brahma
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.