Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de Vida de Verônica

Esta história contém:

Vídeo

Entrevista de Verônica Cavalcanti Gemir Teixeira P - Verônica, primeiro você diz seu nome completo, a data de seu nascimento e onde você nasceu. R - Meu nome é Verônica Cavalcanti Gemir Teixeira, eu nasci no dia um do onze de 1972, no hospital e maternidade da polícia militar, meus pais trabalhavam lá, na cidade de Recife, Pernambuco. P - A gente pode começar falando do seu pai, então. O que você lembra dele, quando você era criança? O que ele faz, fazia? R - Certo. Meu pai sempre foi aquele paizão, o que me deu todo conforto, me dava tudo que podia. Minha mãe ficava às vezes meio enciumada porque ela fazia as coisas de um jeito e ele ia e passava a mão. A gente foi crescendo assim. Até hoje, hoje eles são separados, há algum tempo, mais de dez anos, mas ela ainda diz que agradece apesar de tudo, todas as dificuldades, porque a gente sempre dizia: “você gosta mais do seu pai ou da sua mãe?” A gente dizia que era do pai, porque era aquele que amansava. A mãe sempre foi a mais carrasca. E ele não, ele foi aquele que passava a mão, que abonava tudo. Mas sempre chamando pra responsabilidade. Até porque era militar, é ainda hoje, está voltando a ativa e ele sempre assim, foi firme nas posições, mas não era de bater, era aquela coisa mais de chamar no sério mesmo. E isso já deixava já tremendo. A mãe não, geralmente ia pro lado mais grosseiro, mais carrasca, e a gente dizia que gostava mais do pai do que da mãe. E ela dizia: “Eu acho bom, só assim ninguém fica atrás de mim E assim a gente ia. A gente sempre precisava muito dele, a questão de educação, mesmo. Ele sempre foi uma pessoa que procurou estar estudando. Passou muitas dificuldades, porque foi criado praticamente sem pai e sem mãe. A gente diz que é um exemplo de vida pra gente porque ele vivia muito com famílias, com tias, porque a mãe era meio aí, da vida:"não tô nem aí pro mundo”. E o pai dele não, já foi mais centrado,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História de Vida de Verônica
Local de produção: Recife
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Historia de vida (en español)
Texto

Verónica Andrea Goméz Prestes

Historia de vida (en español)
Memórias de Marcolino
Texto

José Carlos Marcolino da Silva

Memórias de Marcolino
A união das mulheres rurais na América Latina
Texto

Verónica Andrea Goméz Prestes

A união das mulheres rurais na América Latina
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.