Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 13 de novembro de 2019

História de um tempo, história de uma vida

Esta história contém:

HISTÓRIA DE UM TEMPO, HISTÓRIA DE UMA VIDA

O menino nasceu em um sítio, onde havia muito verde e um rio de água cristalina, ar puro, arejado e fresco, natureza pura. Era filho de uma família de italianos, onde além de seu pai, o grande patriarca era seu avô. Homem forte, alto, grande, decidido, que todos o obedecia, tudo girava em torno dele, controlava tudo. O menino cresceu neste meio, neste ambiente, seu avô era sua referência. Foi crescendo. Seu avô era extremamente correto e honesto, gostava da verdade. Um dia, passou um comprador de frangos no sítio, um dos seus muitos netos, estava tentando enganar o comprador de frangos, com muita conversa e malandragem, tentando dar uma de muito esperto, em cima do comprador, vendendo um frango doente, o comprador estava sendo enganado, já tinha acertado o negócio, seu avô percebeu, e energicamente, determinou que o neto desfizesse o negócio, obrigando-o a pedir desculpa ao comprador e a doar um frango em reparação. Seu avô pediu desculpa ao comprador de frangos, pela vergonha que seu neto tinha-o feito passar. Foi neste meio que o menino foi crescendo, com esta referência de seu avô. O seu avô não falava muito, quase nada, para ele, era só silêncio, silêncio carregado de verdade, silêncio que faz pensar, gestos, atitudes, o menino observava. Nunca esqueceu deste exemplo. Vivência pessoal a serviço da história coletiva. Um certo dia, estava caminhando com seu pai pelo sítio, de repente, apareceu um enxame de insetos, o menino perguntou: "O que é isso pai?" O pai olhou-o, pensou um pouco e disse-lhe: "São as vespas". O menino perguntou: "As vespas são perigosas pai?" O pai lhe disse: "Cuidado com as vespas, elas tem um ferrão de baixo da barriga e podem te ferroar, ai dói muito. Toma cuidado." O menino tinha um pai carinhoso. Quando ele chegava da escola, o pai sentava com ele e olhava os livros e folheava os cadernos, conversavam juntos, olhavam juntos, se encantavam juntos,...

Continuar leitura
Palavras-chave: luta, justiça, experiência, vida, tempo
Fechar

História de um tempo, história de uma vida

Dados da imagem Foto de João Ivo Caleffi

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
História de um tempo, história de uma vida

Crédito:
João Ivo Caleffi

Tipo:
Fotografia

Foto de João Ivo Caleffi

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
O dever do homem público é servir com justiça
Vídeo Texto

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello

O dever do homem público é servir com justiça
De feirante à Promotor
Texto

Manoel Fonseca Lago

De feirante à Promotor
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.