Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Governança e liderança comunitária

Esta história contém:

Governança e liderança comunitária

José Denilson, mais conhecido como Negão, é líder comunitário no bairro de Aeroporto Velho, na cidade de Rio Branco (Acre). Ele é presidente da organização comunitária local há mais de 30 anos e acompanha as enchentes desde 1979, quando tinha por volta de 9 anos. Durante os alagamentos, Negão é responsável por acionar a defesa civil, articular estratégias para abrigar os moradores em locais seguros e entregar kits de limpeza e sacolões. Seu trabalho é fundamental em períodos de enchentes, mas não substitui a responsabilidade dos governantes locais perante a questão. O papel desempenhado pelo líder Negão, ao contrário, cristaliza certo descaso público diante de um tema de planejamento urbano e territorial.

Além disso, histórias como a do Coronel James e Chiquinho, ambos funcionários da Defesa Civil do Acre também ilustram a necessidade de melhores condições de trabalho para este departamento. Em uma dessas alagações, o barco da Defesa Civil naufragou e a equipe ficou a deriva nadando no rio procurando por salvamento e aguardando assistência. Chiquinho conseguiu chegar nas margens do rio, enquanto James teve que ser resgatado por uma embarcação. Relatos e memórias desses líderes e profissionais demonstram a necessidade de uma articulação entre comunidades e governança a fim de desenvolver políticas públicas que previnam enchentes e evidenciam a amplitude dos efeitos de eventos de enchente/alagação, colocando inclusive profissionais experientes em posição de vulnerabilidade diante à proporção dos eventos.

“A gente não para. Todo mundo pode adoecer e tudo, mas presidente e diretoria não param, porque é através das informações da gente que chega no poder público” - José Denilson

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vitória e leveza
Vídeo Texto

Vitória Silveira

Vitória e leveza
A última grande enchente na Cachoeirinha
Vídeo Texto

Rivânia Gonçalves da Silva

A última grande enchente na Cachoeirinha
36 anos no ramo dos relógios
Vídeo Texto
Paixão pelo Teatro
Vídeo Texto

Naruna de Lima Costa

Paixão pelo Teatro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.