Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 2 de março de 2007

"Temos boas relações entre nós."

Esta história contém:

"Temos boas relações entre nós."

Vídeo

O meu nome é Estevão Fontoura Ribeiro, eu nasci em Pelotas, em 11 de novembro de 1952.

Entrei na Petrobras em 1986, logo após um curso técnico que fiz na cidade de Pelotas. Abriram inscrições para concurso. Fiz o concurso, ainda em Pelotas, onde faziam os regionalizados, e passei. Fiquei sempre na Refap como operador.

Trabalho na operação. Trabalho na área tomando conta da planta em si. A gente aprende a planta e trabalha produzindo combustíveis. Trabalho numa área com fórmulas e com a trocadora de calor. Conheço também o procedimento operacional das produções e participo direto, dando opiniões e sendo perguntado. Essa é a forma básica de trabalhar do operador. Tem outras coisas que é do envolvimento humano, porque que trabalhamos oito horas juntos, noite e dia, o que é gostoso também.

A alternância de turno é algo bastante interessante. Temos três horários: de oito às 16 horas, de 16 às 24 e de meia-noite às oito. Isso propicia algumas liberdades, porque você pode estar em casa num horário em que outros trabalhadores não poderiam estar. Você pode levar os filhos no colégio e participar da educação direta deles. Pode passear com eles, ir no shopping, por exemplo, que é uma coisa moderna hoje. Você não tem nada para fazer e vai ao shopping com as crianças. Tenho filhos pequenos e o turno propicia essas possibilidades de poder assistir um show, futebol, teatro. Isso é bom. O que mais deixa a gente triste são os horários da noite e de fim de semana. Quando se é jovem, se sofre muito com isso: “Pôxa, uma meia-noite de fim de semana... Todo mundo está indo para o baile, pra festa e eu vou trabalhar”. Mas aprendemos a conviver com isso. Do ponto de vista de remuneração, por trabalhar nesses horários, tem algumas vantagens. Durante algum tempo sofri um pouco, agora já me acostumei. Estou quase no fim de carreira. Gosto de trabalhar em turno.

É muito complexo falar sobre o funcionamento. Basicamente, você tira...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Carlos Sant' Anna
Vídeo Texto

Carlos Sant' Anna

Carlos Sant' Anna
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.