Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marcio Jose Schali
Por: Marcio Jose Schali, 1 de janeiro de 1900

Escritor Marcio Jose Schali

Esta história contém:

Escritor Marcio Jose Schali

INDENTIFICAÇÃO

Sou escritor, Jornalista e historiador nasci na cidade de Campinas, São Paulo, em 26 de agosto de 1972. Sou casado com Gláucia dos Reis Schali, e pai de três filhos.

Filho de Arlindo Luiz Schäli e de Ana Cecília Villas Bôas Schäli venho de uma família com bases no catolicismo romano, possuo três irmãos, sendo duas irmãs.

FAMILIA

Meu pai é Arlindo Luiz Schali e minha mãe Ana Cecilia Villas Bôas Schali. Pelo lado do meu pai a origem é Suíça e alemã. Meu avós eram filhos de Suíços. Do lado da minha mãe, o meu avô era filho de português e minha avó era do interior paulista da cidade de Ituverava. Toda a minha família, está na quarta geração, já é nascida na cidade de Campinas. O meu trisavô veio da Suíça, sozinho, não sei dizer. Chegou à uma colônia de imigração fundada por suíços Helvétia em Indaiatuba –SP., em 1888 - não sei a data correta. Depois ele se radicou aqui em Campinas, foi trabalhar numa propriedade rural nas imediações. Acho que talvez fosse à única da cidade. Constituiu família e sempre trabalhou nessa parte rural. Meus avós também são comerciantes e a família continua. Meu avô materno, eu cheguei a conhecer, morreu quando eu tinha treze anos. Meu avô paterno morreu quando eu tinha 36 anos de idade, mas eu tenho boas lembranças dele. Agora minhas avós morreram bem mais tarde, eu conheci e convivi muito com elas, as duas. O pessoal contava que meu trisavô veio muito jovem para o Brasil. Começou a trabalhar. Aliás, os avós todos tiveram muitos filhos; tenho muitos tios. Eu acredito que meu trisavô veio pra Campinas porque ele já devia conhecer alguma coisa relacionada ao progresso do Brasil no final e inicio daqueles séculos. Ele deve ter vindo por esse motivo. Campinas foi pólo de imigração suíça, alemã e italiana, mas principalmente nas cidades vizinhas, o pessoal veio pra trabalhar na área de agricultura, no café. E esse meu...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ligeiramente atrasado e totalmente desarmado
Vídeo Texto
Professor dedicado
Vídeo Texto

José de Almeida Amaral Junior

Professor dedicado
Aprender com o passado
Vídeo Texto

Newton Carneiro da Cunha

Aprender com o passado
Homenagem - Dia dos Pais
Texto

Raymond Sylvain Campiche

Homenagem - Dia dos Pais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.