Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Raymond Sylvain Campiche nasceu em Marselha - França em 31 de dezembro de 1929, seus pais Richard Camille Campiche e sua mãe Marie Elisabeth Geneux, mudam-se pouco tempo depois para Ste.Croix - Suíça onde passa sua infância e faz seus primeiros estudos. Teve mais duas irmãs, Marcelle Marguerite e Noelle Mathilde. Com dez anos participou do grupo de escoteiros em meados de 1943.

Com quatorze anos sua mãe vem a falecer, deixando um vazio muito grande no coração do adolescente, seu pai casa-se pouco depois com Madeleine Rusillon e tomam a decisão de ele continuar seus estudos na escola técnica agrícola de Chateeauneut, tipo internato no período de 44 à 47.

Vem para o Brasil no navio "Le Provence" em 30 de março de 1951 para visitar sua irmã Marcelle e família com esperanças de começar uma vida nova na cidade de São Paulo. Como seu recente curso era agrícola teve a oportunidade de trabalhar nas fazendas Alvaréa e Anhumas-SP onde ajuda na construção de uma usina em 1953.

No ano seguinte trabalha no laboratório da Nestlé em Araras, onde haviam vários patrícios; fazendo economia logo compra dois terrenos conjugados nesta cidade, conhece os caminhoneiros "Pic" Ernesto, Sérgio e Frederico que o convencem de mudar de profissão. Conhece nessa época a irmã de Osvaldo Lima de Oliveira a qual em pouco tempo de namoro vem a ser sua esposa - Orcidia Lima Oliveira os quais moravam no Pari - São Paulo.

O novo casal mora neste mesmo bairro de 1956 à 1961, onde tem um casal de filhos: Bernardo nascido em 1957 e Maria Olivia nascida em 1959, faz a tentativa de montar uma loja de concertos de eletro-eletrônicos – Helvetia por algum tempo, mas não houve êxito. Resolvem então voltar para Araras morando em casa de aluguel no final da rua Júlio Mesquita, próximo de seu terreno para facilitar na fiscalização da construção de sua casa. Nesse período nascem mais três filhos: Ricardo - 1962, Francisco - 1963 e Henrique – 1964. Nesse tempo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Vinte anos de pesquisas e engajamento político
Vídeo Texto

Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça

Vinte anos de pesquisas e engajamento político
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.