Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Envolvimento completo

Esta história contém:

Envolvimento completo

Vídeo

Eu sou Pedro de Castro da Cunha e Menezes. Eu nasci no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1964. Meu pai chamava-se Rui de Lurdes da Cunha e Menezes e minha mãe chamava Silvia Maria de Castro Guimarães da Cunha e Menezes.

A minha família [paterna] tem uma história longa, antes do descobrimento do Brasil já estava envolvida com as navegações. Eu menciono isso porque acho que está no DNA, essa coisa de viajar e de estar em contato com outras culturas. [Família materna] meu avô que não falava português, mas era brasileiro, porque era filho de brasileiro, falou: “Vamos, vamos embora daqui porque essa situação aqui não tá bonita” [Segunda Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola, momento de tensão na Europa]. Vieram para o Brasil e aqui no Brasil minha mãe nasceu, brasileira, onde ela viria a conhecer meu pai que veio para o Brasil por um caminho razoavelmente semelhante, meu avô na beira de estourar a Segunda Guerra Mundial, os filhos [...], em idade militar, quando foram se alistar foram proibidos, por serem filhos de estrangeira, a mãe deles era suíça, suíço-brasileira. Meu avô mandou os filhos pro Brasil já que a mãe tinha dupla nacionalidade, suíça e brasileira, onde eles entraram nas Forças Armadas Brasileiras.

Meu pai era oficial da Marinha Mercante, viajava muito, tinha uma paixão muito grande pelo mar. Era um sujeito, com uma moral muito rígida. Já minha mãe pautou muito a vida dela pela vida do meu pai. Minha mãe era absolutamente apaixonada pelo meu pai. Eu cresci num edifício em que meus vizinhos eram todos meus primos. As portas eram todas abertas, você não tocava a campainha, você chegava, abria a porta: “Oi, tia!”, abria a geladeira, pegava alguma coisa. Os meus amigos de infância são todos meus primos. Eu gostava muito de brincar de soldadinho de chumbo. Tinha uma coleção enorme de soldadinho, tinha uns 600 soldadinhos de chumbo. Gostava muito de brincar na rua, gostava muito de...

Continuar leitura
Fechar

Trilhando com filho

Dados da imagem Com seu filho Lucas na international Applachian Trail.

Período:
Ano 2015

Local:
Estados Unidos / Georgia - Estados Unidos

Imagem de:
Pedro de Castro da Cunha e Menezes

História:
Envolvimento completo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
filhos, viagem, trilha, estados unidos da américa, applachian trail, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Com seu filho Lucas na international Applachian Trail.

Irmãos

Dados da imagem Pedro com seus irmãos Ruy, Bel e Carlos

Período:
Ano 2007

Imagem de:
Pedro de Castro da Cunha e Menezes

História:
Envolvimento completo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
irmãos, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Pedro com seus irmãos Ruy, Bel e Carlos

Esposa, Noruega e trilha

Dados da imagem Pedro com sua esposa Paula no Parque Nacional Handargevidda na Noruega.

Período:
Ano 2013

Local:
Noruega / Noruega

Imagem de:
Pedro de Castro da Cunha e Menezes

História:
Envolvimento completo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
trilha, esposa, casamento, noruega, parque nacional handargevidda, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Pedro com sua esposa Paula no Parque Nacional Handargevidda na Noruega.

Otter Trail

Dados da imagem Pedro na Otter Trail na África do Sul

Período:
Ano 2003

Local:
áfrica Do Sul / áfrica Do Sul

Imagem de:
Pedro de Castro da Cunha e Menezes

História:
Envolvimento completo

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
áfrica do sul, trilha, afs intercutlura brasil, afs intercutlura brasil 60 anos

Pedro na Otter Trail na África do Sul

Irmã do IlIinois

Dados da imagem Pedro com sua mãe, Lee Ann (irmã intercambista pelo AFS), pai e irmão Carlos

Pedro com sua mãe, Lee Ann (irmã intercambista pelo AFS), pai e irmão Carlos

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Pedro, primeiro eu queria agradecer por ter se deslocado para contar a sua história de vida pro projeto e para Museu da Pessoa. E para começar e deixar registrado, eu queria que o senhor falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Tá bem. Eu sou Pedro de Castro da Cunha e Menezes. Eu nasci no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1964.

P/1 – Qual que é o nome dos seus pais?

R – Meu pai chamava-se Rui de Lurdes da Cunha e Menezes e minha mãe chamava Silvia Maria de Castro Guimarães da Cunha e Menezes.

P/1 – E o nome dos avós?

R – Bom, meu avô paterno era também Rui de Lurdes da Cunha e Menezes. Da minha avó materna, de solteira era Maria Marinho Lutz e meu avô materno era Vladimir Luís de Castro Guimarães e minha avó materna era Fannie Hatzler.

P/1 – Conta pra gente um pouquinho da história da sua família.

R – Ah, minha família tem uma história longa. Do lado paterno, a gente conhece até o ano 700. É uma família da pequena nobreza portuguesa, que se envolve com as navegações, antes do descobrimento do Brasil já estava envolvida com as navegações, descobre a ilha de Tristão da Cunha. Tristão da Cunha é meu antepassado, depois vai ser o segundo vice rei da Índia, é uma família que vai crescendo junto com a administração colonial portuguesa. Meus antepassados governaram todas as colônias de Portugal, e governaram cinco vezes o Brasil, governaram mais até: governaram Goiás duas vezes, Minas, Bahia duas vezes, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro. É uma família paterna muito ligada ao serviço público português e muito ligada a essa troca. Eu menciono isso porque acho que está no DNA, essa coisa de viajar e de estar em contato com outras culturas. Está no DNA pelo menos desde 1500, que a família tá envolvida com o projeto de expansão de Portugal que é a primeira globalização. A avó da minha avó paterna é suíça, Lutz. Veio pra cá, para o Brasil, porque migraram, o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista
Vídeo Texto
De Canoinhas a Costa Rica
Vídeo Texto

Paula Volkmann Godoi Rosa

De Canoinhas a Costa Rica
Não é só trabalho, cultura enraizada
Vídeo Texto
Mãe e voluntária, voluntária e mãe
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.