Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Entrevista na íntegra

Esta história contém:

P - Vamos lá então, do começo. Qual é teu nome completo?

R - Rogério Chaves dos Santos.

P - Que dia tu nasceu cara?

R - 25 do 12, 78.

P - Aonde?

R - Fortaleza.

P - E Babau? Da onde vem esse nome?

R - Cara... é interessante, né, Babau... primeiro porque é... eu tive vários apelidos, eu... como eu... eu vim das gangue e, né, com 15 anos... 14... que esse ano eu entrei na gangue, com 15 anos eu comandava talvez um dos bairros mais violentos, que foi um dos bairros mais violentos de Fortaleza que era o meu bairro, a Serrinha e no... no que no apogeu do baile funk e eu tinha um apelido de ser chamado de homem elástico... o homem elástico. Por... borracha, né, de se esticar, aí também conhecia uns boneco naquela época, o Super pau, Mulher maravilha e tal... tinha uma coleção e o Homem elástico eu gostava e aí era o Homem elástico e isso... era um apelido mais de infância, foi pra dentro das gangue e as gangue chamou “é o elástico É o elástico É o elástico”. E isso ficou e... é na época... muito sangue de 92, muito... muito envolvimento... um parceiro meu morreu e isso... isso... era... o Rio de Janeiro, a capital do funk, né, o estado do funk e Fortaleza era a capital do funk então assim, tinha época que nós... que o Ceará... Fortaleza era... tinha muito mais... muito mais bailes do que o próprio Rio, muito mais violência do que o próprio Rio. E aí a polícia começou a fazer uma intervenção de.... infiltrar a polícia pra pegar os cabeça, né, das gangue. E aí a nossa gangue a... que era... que era a... várias favelas... várias favelas... e agente começou a se juntar e começou a trocar e mudar os apelidos e de Homem elástico ficou pra Borracha, né, tinha coisa muito a ver, de elástico foi pra Borracha e ficava... e carinhosamente a galera ficava “Babu Babu Babal Bubal”... e ficou Babal, né, e disso passou... foi pra Babal e aí so coroou o... o... quando a minha geração foi toda...

Continuar leitura
Palavras-chave: pnud

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Entrevista na íntegra
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Ivan Dantas Mesquita Martins

"O grande desafio... é o extra-muros"
Planejando o jogo
Texto

Cezar Augusto Lago Marques

Planejando o jogo
Lista dos indesejáveis
Vídeo Texto

Ariovaldo Nogueira Filho

Lista dos indesejáveis
História
Texto

Maria de Lourdes Lopes de Souza

História
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.